Festa de S. Nuno




Celebramos no dia 6 o nosso Patrono e a Região fez a festa no dia 5, com organização do Núcleo Nº 48 de Vila do Conde.

Foi um dia memorável, tendo sido dado mais um passo no caminho do progresso sustentado que a nossa Associação tem vindo a seguir. Qualidade e conteúdo foram os ingredientes principais, sem se ter sacrificado o ambiente festivo e de convívio fraterno entre escuteiros adultos e familiares.
Começamos por um desfile automóvel original, ligando o local da Festa do ano passado, Delães, a Vila do Conde, sendo o andor de S. Nuno de Santa Maria transportado num veículo deveras belo e vistoso. Pretendeu-se iniciar uma nova tradição e ao mesmo tempo dar visibilidade á FNA.
A primeira parte das festividades decorreu no Mosteiro de Santa Clara, sobranceiro ao rio Ave, com Vila do Conde aos pés. O ambiente era de encantar, tendo o Núcleo local feito um excelente trabalho na decoração, que incluiu uma exposição sobre S. Nuno de Santa Maria, a ponto de o responsável pelo Mosteiro ter pedido que deixassemos ficar em exposição até Dezembro, todas as peças.
Uma conferência muito interessante sobre a vida do Homem e herói da pátria e outra sobre a lado asceta e religioso do Santo da Igreja, proferidas respetivamente pelo Dr. Helder Guimarães , ilustre historiador local e pelo teólogo da ultima geração Jorge Barbosa, foram avidamente seguidos pela plateia.
Seguiu-se um desfile pelas ruas da cidade até á igreja Matriz onde se celebrou uma magnifica Eucaristia, presidida pelo Rev. padre Domingos, assistente local do escutismo, abrilhantada pelo coro e músicos dos Núcleos de Vila do Conde e Padre Fonte.
Finalmente, terminamos a Festa com um soberbo jantar onde se deu largas á alegria e convívio entre todos, com os músicos do Núcleo de Vila do Conde, desta vez na sua faceta festiva, a darem o mote para um serão memorável.

Parabéns á nossa Região. Parabéns em dobro ao Núcleo de Vila do Conde.

Comentários