2º Curso de Formadores e 1º Curso de Diretores de Formação


A Região de Braga teve 7 elementos no 2º Curso de Formadores e 1º Curso de Diretores de Formação que decorreu no fim de semana passado em Mangualde. Organizado pela Direção Nacional e Departamento Nacional de Formação, estiveram presentes 40 associados de todo o país.


Sendo este um desígnio da Direção Nacional, pretende-se que a Associação cresça de forma sustentada e com qualidade. Havendo mais formação, haverá cada vez mais uma base comum, que se espera possa ser espalhada pelas regiões, através da implementação de programas de Formação próprios. Quer-se que haja uma filosofia, metodologia e linguagem comum para todos e que todos os associados possam conhecer.

No 2º Curso de Formadores, sob o lema "O Líder passa, o Formador fica", associados dos Núcleos de  Cambeses, Nespereira, Pedome, S. Gens e Vermil, integraram-se nos trabalhos no sistema de patrulhas, com vários exercícios práticos e momentos de grande alegria.Um dos responsáveis deste Curso é o Luis Abreu, do Núcleo de Urgezes.


Para o 1º Curso de Diretores de Formação, foram convidados 12 associados com responsabilidades diretivas, que irão agora ser os organizadores e dinamizadores da Formação nas suas próprias Regiões. Por Braga estiveram presentes o Presidente e o Vice-Presidente regionais. Sob o lema "Formação não é poder, é Missão", o curso incluiu muitos trabalhos de grupo em que as conclusões apresentadas procuravam dar resposta a várias questões essenciais.


No final, ficou claro que esta foi mais uma jornada extraordinária em que a dinâmica criada, que todos pensam ser já imparável, provou que a FNA tem capacidade para continuar a melhorar e espalhar por todo o país esta nova forma de ser e estar, de autênticos Escuteiros Adultos.

Comentários