Festa de S. Nuno


A nossa Região celebrou mais uma vez em festa e com grande brio, o dia do nosso patrono, S.Nuno de Santa Maria. Este ano a organização esteve a cargo do Núcleo de S. Torcato.

As cerimónias começaram no sábado dia 3 em Vila do Conde, o local da festa do anos passado, onde fomos simbolicamente buscar o andor de S. Nuno. No Mosteiro de Santa Clara, decorado com muita qualidade para a ocasião, assistimos à Eucaristia, tendo depois o andor sido transportado pelo Núcleo local para a carrinha especial onde a Direção Regional o recebeu e transportou para Guimarães.

Já no Domingo dia 4, o encontro deu-se cedo no Campo de S. Mamede, nas traseiras do Castelo de Guimarães, onde se organizou o cortejo automóvel que levou o andor até S. Torcato.

Na Sede do escutismo (CNE e FNA) desta paróquia, organizou-se o desfile, que parou para o hastear solene das bandeiras, tendo depois seguido até ao Mosteiro de S. Torcato, onde se celebrou a Eucaristia, presidida pelo nosso Assistente Regional, o Padre José Luis Pimenta, e concelebrada pelo Assistente Regional Adjunto  Pde. Miguel Ângelo Gomes e pelo Arcipreste de Guimarães e Vizela, Rev. Padre Armando, que fez, durante a Missa a leitura da nomeação oficial por Sua Ex. Rev. o Arcebispo de Braga, dos dois Assistentes para a Região.

No final, o Presidente Regional entregou ao Padre José Luís um Louvor Nacional, como reconhecimento pela sua dedicação ao escutismo em geral e à FNA em particular.

Distribuídas as lembranças, a Festa terminou com um almoço, no qual se inscreveram mais de 100 pessoas e que fechou com alegria este dia memorável.

Registamos com apreço a presença "em peso" do Agrupamento de S. Torcato do CNE, cuja Fanfarra (que integra vários associados da FNA) deu um brilho especial à cerimónia e que testemunha o ambiente de família escutista que se vive entre os dois movimentos da paróquia, e ainda do Presidente da Junta de Freguesia e dos nossos irmãos escutas Francisco Pinheiro e José Maia, em representação da Região do Porto.

Comentários