Conselho Regional



A nossa Região esteve reunida em Conselho Regional no sábado dia 23 de Fevereiro no Salão Paroquial de Dume, em Braga, com a presença de todos os órgãos regionais, de elementos da Mesa do Conselho Nacional e, pela primeira vez, a presença a tempo inteiro do nosso Assistente Regional, Padre José Luis Pimenta, e de quase 170 associados.



Da parte da manhã, para os que quiseram, foi organizada uma visita ao Museu Escutista de Dume, que expõe um impressionante espólio de objetos escutistas de vários países, com destaque para fardamentos completos de associações escutistas de todo o mundo. Esta extraordinária coleção é fruto do amor ao escutismo do nosso associado Custódio Barros, do Núcleo local. Cerca de 80 associados reuniram-se depois no restaurante para o almoço antes do início do Conselho.

Da extensa Ordem de Trabalhos, destaca-se a aprovação por unanimidade do Relatório e Contas 2012 bem como o Plano e Orçamento da Direção Regional para 2013, a tomada de posse do responsável pelo recém-criado departamento de Proteção Civil, o associado José Araújo do Núcleo de Urgezes, e a apresentação do programa e estrutura do II ACAREG, a cargo dos Núcleos de Terroso, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Padre Fonte.

No período após a ordem do dia, reconheceu-se o trabalho de alguns associados que deram o seu melhor para ajudar a Fraternidade, com verdadeiro espírito escutista e de serviço: os Guias das Equipas e os membros da Equipa organizadora do VII ACANAC foram agraciados com um Louvor Regional.


No entanto, o momento alto do Conselho foi a atribuição da Medalha da Solidariedade, por proposta “em segredo” dos seus colegas da Direção Regional, ao associado António Oliveira, que pelo seu extraordinário espírito de serviço, generosidade e paixão pelo escutismo, demonstrado ao longo de muitos anos, se tornou verdadeiramente merecedor desta distinção.

No final foi celebrada a Eucaristia, pelo nosso Assistente e pelo pároco de Dume, e abrilhantada pelo agrupamento local do CNE, que nos presenteou com um coro de elevada qualidade, demonstrando assim as boas relações entre os dois movimentos escutistas da paróquia.

Uma palavra final de apreço ao núcleo de Dume, pelo trabalho desenvolvido na preparação deste Conselho, criando todas condições para que os trabalhos decorressem de forma confortável e eficaz.

Comentários