Conselho Regional 2014

A Região reuniu no dia 22 de Fevereiro no Auditório da Universidade do Minho em Guimarães, para o Conselho Regional. Estiveram presentes mais de 150 associados de 38 Núcleos. A Direção Regional convidou para o evento  o Presidente da Direção Nacional, o irmão escuta Jorge Caria, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, que se fez representar pela vereadora do pelouro da Ação Social, Dra. Paula Cristina Oliveira e a Junta de Núcleo de Guimarães do CNE, que apresentou o Chefe de Núcleo Adjunto, Alexandre Novais e o Responsável pelo Património e pelo Penha-Centro Escutista de Guimarães, Miguel Araújo. Convidaram ainda os Dirigentes dos seus Agrupamentos de origem no CNE, pelo que 8 Chefes dos Agrupamento de Brito, S. Dâmaso e Urgezes fizeram questão de dar o seu apoio à FNA neste dia especial.

Este Conselho era eletivo, visto que a Mesa do Conselho e a Direção Regional terminavam os seus mandatos. A cada um dos órgãos concorreu apenas uma lista, sendo ambas de continuidade. Depois da apresentação do Relatório e Contas de 2013, aprovado por unanimidade, as eleições reconduziram nos seus cargos os associados candidatos. A tomada de posse foi imediata, tendo ainda sido empossados pela Direção Regional os responsáveis pelos Departamentos de Proteção Civil e Comunicação e Imagem.

O Presidente Nacional agraciou de seguida os associados Joaquim Viana, do Núcleo Padre Fonte, Carlos Aberto Cunha e António Lima dos Núcleos de Urgezes e António Melo do Núcleo de S. Dâmaso com a Medalha da Solidariedade, pelos serviços prestados à FNA e extraordinário espírito escutista. Foi ainda distinguido o associado José Luis Silva, do Núcleo de S. Dâmaso com a medalha D. José de Lencastre.

A Direção Regional eleita apresentou de seguida o Plano e Orçamento para 2014, que foi também aprovado por unanimidade.

No período depois da ordem do dia foi abordado o Conselho Nacional que se realizará em Março, tendo sido explicado de forma muito breve alguns dos assuntos mais importantes que se irão tratar.

Esta foi mais uma extraordinária jornada de Fraternidade e verdadeiro espírito escutista que reforçou a dinâmica e o prestígio da FNA junto de todos os presentes.


Comentários