Conselho Regional 2015


O Conselho Regional decorreu de forma extremamente positiva no dia 21 de Fevereiro, no Centro Paroquial de Aveleda. Com o apoio do Núcleo local na organização, estiveram presentes 128 conselheiros de 34 Núcleos. A cerimónia de abertura contou com o Pároco e Assistente do escutismo em Aveleda, Rev. Padre Vítor, do Presidente da Junta de Freguesia, e do Chefe e outros Dirigentes do Agrupamento local do CNE.

No período antes da ordem do dia, duas técnicas superiores da Cáritas Diocesana apresentaram o projeto de formação "Mais Próximo" que visa dotar todos aqueles que queiram praticar a solidariedade através de movimentos da Igreja, de conhecimentos para o fazer com competência e eficácia. Este programa será aplicado através das Paróquias da Diocese e pretende-se que a FNA esteja atenta e aproveite esta oportunidade de Formação. Este projeto encaixa perfeitamente no conceito de Escutismo Adulto que defendemos e praticamos. Alguns Núcleos aproveitaram o resto do período para apresentar atividades.

O Relatório e Contas 2014 da Direção Regional bem como o Plano e Orçamento para 2015 foram apresentados e aprovados por unanimidade.

A receção à imagem peregrina de S. Nuno, trazida pelo Núcleo de Chaves, fechou a parte da manhã.

Depois do almoço em conjunto, os trabalhos abriram com com a apresentação, pelo Núcleo organizador, do Logotipo e Tema do III ACAREG, que se realizará em Pedome em 2016.

O VIII ACANAC foi explicado com a informação existente até ao momento e a ideia de organizar transporte comum até ao local, de modo a que os associados da Região possam participar no Acampamento de forma mais confortável e económica.

A Direção Regional apresentou depois o projeto de Revisão dos Estatutos e Regulamentos, conforme recebido da comissão encarregada de o fazer, no Conselho Nacional de Representantes do ano passado. Numa discussão aberta, leal e corretíssima, foram trocadas opiniões, algumas delas opostas, mas sempre com elevação e sentido de responsabilidade. Afinal, há algo que nos une e é mais forte que tudo: o nosso amor pelo escutismo e o nosso desejo do melhor para a FNA. Seja qual for o resultado do Conselho Nacional, ficou claro que a Região de Braga continuará unida e a trabalhar com o mesmo entusiasmo.

Na parte final do Conselho foram atribuidas condecorações: A Medalha da Solidariedade a Domingos Bezerra dos Santos, Presidente do Núcleo de Delães e da Medalha de Mérito Santo Condestável aos Presidentes da duas primeiras Direções Regionais de Braga, Eduardo Ferreira, que não esteve presente por motivos de saúde, mas que receberá a condecoração em outro momento oportuno, e João Silva Guimarães, ambos do Núcleo de Braga. Numa altura em que se discute o futuro, é muito importante lembrar o passado. Numa associação como a nossa, que celebra 60 anos cheia de vida  e saúde, é claro que quem nos precedeu fez um trabalho notável, criando as bases para um crescimento sólido e sustentável.

Comentários