S. Nuno Peregrino em Guimarães


A imagem peregrina de S. Nuno entrou em Guimarães, vinda de Braga, no Domingo 22 de Março.

Um desfile imponente percorreu as ruas do centro da cidade, dando grande visibilidade ao evento. A imagem fechava o desfile, em cima de uma caleche puxada a cavalo.

A Eucaristia realizou-se na Igreja de S. Sebastião, juntando numa paróquia sem escutismo, as crianças da catequese, a comunidade paroquial e os escuteiros adultos e foi celebrada pelo Rev. Padre Antunes, que desde a primeira hora acolheu a ideia com grande entusiasmo. Ao trazer a cerimónia para o centro da cidade, pretendeu-se ajudar a que mais antigos escuteiros do CNE tenham vontade de partilhar connosco este ideal. Além da Direção Regional, estiveram presentes o Vice-Arcipreste de Guimarães e Vizela e Assistente do Núcleo do CNE, Rev. Padre Samuel, o Chefe de Núcleo de Guimarães e Vizela, Ernesto Machado, o Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Sr. Dinis Costa, bem como o seu assessor e padrinho do Núcleo da FNA de Vizela S. Miguel, Sr. João Polery, e o Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Sr. Miguel Sousa, também ele um antigo escuteiro.

A cerimónia incluiu a assinatura em público da Proposta de Admissão à FNA do Presidente da Câmara de Vizela, que foi escuteiro durante muitos anos no Agrupamento de Vizela S. Miguel, e que recebeu simbolicamente o lenço castanho.

Como verdadeiros escuteiros adultos, a organização da cerimónia promoveu a coleta de bens alimentares, que reverteram a favor do Patronato de S. Sebastião, uma instituição que apoia crianças carenciadas.

Comentários