Festa de S. Nuno + 15º aniversário de S. Dâmaso


A  Região de Braga celebrou no sábado dia 7, com pompa e circunstância, S. Nuno de Santa Maria, naquela que continua a ser a grande Festa anual da Região.

O Núcleo de S. Dâmaso, que cumpre este ano o 15º aniversário, foi o responsável pela organização, que juntou nesta paróquia de Guimarães, mesmo em frente ao Castelo, associados de mais de 30 Núcleos, bem como o Agrupamento local do CNE e ainda Dirigentes de todo o país, que se juntaram neste fim de semana para o Dezito.

Foi assim, num belo dia de sol e num ambiente de grande alegria que o Programa se iniciou com o tradicional cortejo automóvel, organizado pela Direção Regional, unindo o local da Festa do ano passado, Moreira de Cónegos, cujo Núcleo  organizou no dia anterior uma bonita e singela cerimónia de despedida à imagem do nosso Padroeiro, com uma Eucaristia celebrada pelo Assistente Regional-Adjunto, Rev. padre Miguel Ângelo Gomes, ao  local deste ano.

Depois da receção à imagem, os presentes visitaram o II Encontro de Coleccionadores Escutistas de Guimarães, nas instalações dos escuteiros de S. Dâmaso, tendo de seguida sido realizada uma visita guiada pelo Eng. Miguel Bastos, reconhecido especialista, à Muralha Medieval de Guimarães.

Um desfile abrilhantado pela fanfarra dos escuteiros de Urgezes, levou todos do Castelo até à igreja de S. Dâmaso, no outro extremo do Campo de S. Mamede, para a Eucaristia solene, presidida pelo Rev. Padre Domingos, Assistente dos escuteiros da paróquia e concelebrada pelo Rev. Padre José Luis Pimenta, Assistente Regional da FNA. Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães e associado da FNA, Dr. Domingos Bragança, acompanhado do Adjunto Dr. Vítor Oliveira, dos representantes das Juntas de Freguesia de Oliveira e de Azurém, do Presidente da Sociedade Martins Sarmento, Dr. Vieira de Castro do Chefe-Adjunto do Núcleo de Guimarães do CNE, Alexandre Novais e dos vários órgãos nacionais e regionais da FNA, incluindo a Direção Regional do Porto. A Eucaristia foi dinamizada e solenizada pelo Agrupamento 331, dirigido pelo Chefe Bento Pimenta.

Depois da Sessão Solene e entrega de lembranças aos convidados e Núcleos presentes, a Festa terminou com um jantar no Museu Martins Sarmento, no coração da cidade de Guimarães, com direito a visita a algumas das salas e acompanhamento musical de um trio de violinos constituído por jovens interpretes e de um brilhante pianista que espalhou o seu talento num piano de cauda, enriquecendo o serão de forma exponencial.

Como é da praxe no final todos entoaram os "Parabéns a Você" recompensando o Núcleo por todo o esforço colocado na organização deste brilhante evento.

Comentários