Conselho Regional 2016



O Conselho Regional de 2016 realizou-se no sábado 27 de Fevereiro, na Sede do Agrupamento 366 do CNE em Brito, Guimarães.

Com a logística assegurada pelo Núcleo local e com a prestimosa colaboração e presença a tempo inteiro dos Dirigentes do Agrupamento do CNE, reuniram-se excelentes condições para que quase 150 associados tomassem parte no Conselho. 

Na cerimónia de abertura, contamos com a presença do Rev. padre Fernando, pároco e Assistente do escutismo em Brito, de um representante da Junta de Freguesia e do Chefe de Agrupamento do CNE, que esteve presente durante quase toda a tarde.

Da ordem de trabalhos conforme a convocatória da Mesa do Conselho Regional, fez parte, como é obrigatório, a apresentação do Relatório e Contas de 2015 da Direção Regional, bem como o Plano e Orçamento para 2016. Após o parecer favorável do Conselho Fiscal Regional, ambos os documentos foram aprovados por unanimidade.

O Núcleo de Pedome, organizador do III ACAREG, fez uma apresentação multimédia do estado atual da organização do Acampamento, tendo apresentado já várias decisões e o custo por participante.

Dos "outros assuntos" fizeram parte o prolongamento do mandato do Conselho Fiscal Regional até Fevereiro de 2017 para evitar um Conselho Regional (eleitoral) Extraordinário, informações sobre o próximo Conselho Nacional, o programa para a organização da Festa de S. Nuno para os próximos anos, o Fundo de Solidariedade do Tarrafal, a nova Insígnia comemorativa e a atualização da base de dados da Região. Alguns Núcleos aprsesentaram também assuntos de interesse para a Região, incluindo B.A.'s.

No final do Conselho, a Direção Regional agraciou com a Medalha da Solidariedade o Presidente do Núcleo de S. Gens, pelo seu extraordinário espírito de serviço no exercício da suas funções, também como Formador, mas sobretudo na Expansão da FNA no Concelho de Fafe, sendo o responsável direto pela fundação de 4 novos Núcleos.

Com a entrega de Diplomas de Agradecimento ao Núcleo e Agrupamento do CNE de Brito, encerrou-se o Conselho em ambiente de alegria e Fraternidade.


Comentários