Logótipo oficial da Região de Braga


Memória descritiva e justificativa do logótipo
Simplicidade - "Menos é mais". Um logótipo simples é mais facilmente reconhecido, tende a ser memorizado mais rapidamente e facilita a sua integração em suportes variados.
Intemporalidade - O logótipo é a assinatura visual duma instituição e deve manter-se por muitos anos. É através do uso subsequente que se cria identidade, como tal deve ser bem pensado quer na escolha das cores quer nas formas.
                Foram estes os pontos de partida para a criação do logótipo para a Região de Braga da Fraternidade de Nuno Alvares. A simplicidade e intemporalidade são as raízes desta criação. A sua forma leva-nos a identificar com leveza a cúpula do Santuário do Sameiro, um ex-libris da nossa Região e símbolo da grande Atividade Nacional de 2014, em que celebramos o 75º aniversário do primeiro encontro de antigos escuteiros. Num ponto de vista mais geral os círculos que formam a cúpula simbolizam no seu todo o mundo escutista, mundo esse onde há lugar para a FNA, caracterizado pelo círculo castanho. Num ponto de vista mais particular os círculos representam todos os Núcleos da FNA espalhados pelo país e o círculo castanho, a nossa Região.
                Desta forma simplista o logotipo pretende mostrar a presença da Região de Braga na FNA, e ao mesmo tempo a presença da FNA no mundo escutista.

Comentários