R´GRABA2019



No passado dia 25 de Maio, decorreu o R´GRABA2019 em Cambeses, Barcelos, uma organização da Direção Regional com o importante apoio e colaboração da FNA Núcleo de Cambeses.
Após a receção aos Núcleos e aos convidados procedemos à abertura oficial do R´GRABA2019  numa breve sessão protocolar com a presença de ilustres convidados, o Rev. Cónego Vitor Novais, reitor do seminário conciliar de Braga São Pedro e São Paulo e orador convidado, o Rev. Pe. Manuel Joaquim, Pároco e assistente do escutismo em Cambeses, o Presidente da Junta de Freguesia de Cambeses, Sr. Agostinho Silva, o Ch. do CNE Agrupamento 468 de Cambeses, Ch. Vitor Rodrigues, a Marta Rodrigues, enfermeira e leiga com experiência missionária, oradora convidada, o Manuel Silva, Vice-presidente do Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional e Paulino Costa Presidente da Mesa do Conselho Regional.
Um dos pontos altos foi a Jornada de valorização subordinada ao tema “FNA: FAMÍLIA E MISSÃO”, moderada pelo José Luis e com a participação do Rev. Cónego Vitor Novais e da Marta Rodrigues. Podemos perceber a importância da família como centro fundamental da estruturação de uma sociedade, as ameaças internas e externas à construção e solidificação de uma família cristã, o testemunho da experiência missionária e o contributo que pode proporcionar na mudança de atitude e de visão da vida e qual a importância e o papel da FNA na defesa, na promoção e na construção de uma verdadeira missão familiar.
Seguiu-se a Eucaristia, presidida pelo Rev. Pe. Eduardo Duque, nosso Assistente Regional e animada pelo grupo coral dos Escuteiros de Cambeses, CNE + FNA, que se traduziu num magnifico momento de reflexão, interiorização e vivência da nossa fé.
O dia terminou com um convívio partilhado, muita alegria e boa disposição. Houve tempo para um fogo de conselho sem fogo, com a apresentação de musicas, peças de teatro, poesia e jogos muito animados. Tivemos a honra de conhecer o Grupo “Chapéus de Palha”, um grupo de Cambeses que promove e dinamiza uma tradição muito antiga e artesanal de fazer chapéus de palha acompanhada por cantares populares.
Agradecemos a presença dos convidados, dos Núcleos da FNA e de todos os envolvidos nesta atividade e deixamos uma palavra de reconhecimento à FNA Núcleo de Cambeses que contribuiu decisivamente para que este R´GRABA fosse um sucesso e mais uma vez fizesse justiça aquilo a que o apelidamos, uma atividade de NÓS PARA NÓS.
O testemunho foi entregue e em 2020 estaremos em Guimarães na FNA Núcleo de Mesão Frio.
Até lá.
















Comentários