Conselho Nacional



Realizou-se este fim-de-semana em Fátima mais um Conselho Nacional. Estiveram presentes 132 conselheiros com direito a voto.

Os trabalhos foram dirigidos pela Mesa constituída por associados da Região de Braga.

Dos vários pontos da Ordem de trabalhos destacam-se a proposta financeira da Direcção Nacional para 2011, que tinha como principal consequência a redução das despesa com o órgão oficial, o jornal "Compasso", quer na sua feitura quer com os portes do correio. Basicamente, a proposta da Direcção Nacional vai no sentido de se privilegiar o contacto e o envio de informação aos associados por meios informáticos. A redução de custos permitirá libertar recursos que serão aplicados em vertentes que a DN considera prioritárias, como sejam a expansão, as Jornadas 2011 ou o maior apoio aos Departamentos. Esta proposta, depois de uma longa troca de ideias e argumentos, foi aprovada com apenas 4 abstenções. Cabe á DN zelar para que os associados que não possuem meios informáticos continuem a receber a informação pela via tradicional. A Direcção Regional de Braga estará atenta para que os Núcleos que ainda não estão preparados para as novas tecnologias não percam a informação necessária ao bom funcionamento da Associação.

O Plano de Actividades e Orçamento para 2011 foi também aprovado por unanimidade.

No final da Eucaristia, os elementos que fizeram o cursos de formadores adjuntos receberam os respectivos diplomas de aproveitamento. Os nossos associados Carlos Alberto, Luís, Paulino e Viriato fizeram parte do grupo.


Depois do jantar, a equipa organizadora do VII ACANAC apresentou-se ao Conselho, dando uma breve explicação sobre a localização do Acampamento e apresentando um pequeno filme promocional do evento, que foi bastante apreciado pelos conselheiros.

No Domingo de manhã, o Vice-Presidente Nacional, Manuel Tomas liderou a apresentação das Jornadas 2011, um projecto da Direcção Nacional a concretizar até Outubro. Com este projecto pretende-se intensificar e profundar a vivência da Fraternidade pelas Regiões. Cada uma vai aprofundar um dos temas propostos. A Braga foi destinado o tema "Mística e Vida Escutista". Em Outubro, no seminário de Aveiro, serão apresentadas as conclusões dos trabalhos. Haverá também um espaço para exposição e mostra das actividades da Região. Serão também efectuadas alguma conferencias e painéis.

De seguida o Conselho dividiu-se em 4 grandes grupos com elementos de todas as Regiões. Foram debatidas 4 vertentes da FNA: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. No final cada grupo apresentou as suas conclusões. Foi um excelente momento de troca de opiniões que enriqueceu a participação de todos e de cada um

Houve debate, discussão, partilha, formação e alegria. Um Conselho Nacional rico e frutífero.


Comentários