Conselho Nacional


A nossa Região esteve presente em número considerável no Conselho Nacional, que se realizou em Fátima no fim de semana passado.

Além da aprovação do Relatório e Contas 2011, foram também aprovados o Plano e Orçamento para o corrente ano, ambos os documentos da responsabilidade da Direção Nacional.

Nós apresentamos em primeira mão o último filme promocional do ACANAC, e que disponibilizamos também a partir de agora neste blog. Não queremos que ninguém se esqueça da grande Festa Nacional deste ano e a todos queremos dar já uma ideia do que temos estado a preparar.

Foram entretanto criados grupos de trabalho para debater e aprofundar as conclusões do 4 painéis apresentados nas Jornadas 2011 em Aveiro. Desta vez, cada grupo discutiu cada um dos painéis, por isso todos puderam dar a sua opinião sobre cada um dos 4 vetores fundamentais do escutismo Adulto: Mística e Vida Escutista, Cidadania e Voluntariado, Natureza e Ambiente e Animação da Fé.

De todos os temas debatidos, o que mais entusiasmou os conselheiros foi a possibilidade de abertura da FNA a pessoas não oriundas do CNE. Este assunto diz-nos particularmente respeito, uma vez que foi a nossa Região que o apresentou durante o seu painel nas Jornadas.

Por iniciativa do Presidente da Mesa do Conselho Regional de Porto e subscrito pelos Presidentes Regionais de Braga, Lisboa, Aveiro e Setúbal, foi apresentada uma proposta, aprovada por maioria esmagadora, para que a Direção Nacional não deixe passar mais tempo e crie já um grupo de trabalho para estudar as formas possíveis de avançarmos com esta ideia, bem como as implicações e obstáculos que certamente daí advirão. Este assunto é muito delicado e será necessário estudá-lo muito bem e sem pressas, de forma a que toda a Associação vá tomando consciência da sua importância e que cada um possa dar o seu contributo. No entanto, não podemos continuar a ignorar a vontade dos associados e não se pode perder mais tempo.

Na Eucaristia de Domingo, foi apresentado e investido o novo Assistente Nacional da FNA, um anseio de há muito, finalmente concretizado e que nos ajudará a progedir de forma mais sustentada como movimento da Igreja de Cristo.

Comentários