Plataforma Madre Teresa de Calcutá




A Direção Regional de Braga foi oficialmente convidada e esteve presente na cerimónia de assinatura do protocolo entre a CERCIGUI e a Junta de Núcleo de Guimarães do CNE (apoiado pela Câmara Municipal) que institui a Plataforma Madre Teresa de Calcutá. Este projeto piloto a nível nacional (e talvez até internacional) pretende a inclusão no escutismo de pessoas com deficiência mental. Para já, foi formada uma equipa que durante todo este ano trabalhou, segundo os princípios e o método escutista, com jovens portadores de várias síndromes e que tem no horizonte realizar no próximo ano um acampamento talvez já com Promessa e investidura escutista para estes jovens. A longo prazo, pretende-se integrá-los nos Agrupamentos e dar assim o primeiro passo numa inclusão total.

Na cerimónia de hoje, estes jovens foram também acolhidos simbolicamente como escuteiros "provisórios", com um lenço próprio, e armados cavaleiros do Condado, como parte integrante do projeto educativo que frequentam no CNE.

A FNA foi já convidada a participar neste projeto. Será realizada uma reunião para se avaliar de que forma os Escuteiros Adultos poderão ajudar.

Estiveram também presentes elementos dos Núcleos de Nª Sra. da Ajuda e de Joane que abrilhantaram também a cerimónia.

Comentários