Conselho Regional Extraordinário

Reunimos em Conselho Regional Extraordinário no passado dia 23, no auditório da Junta de Freguesia de Carreira, V.N. Famalicão. Com o apoio do Núcleo local, a presença do Presidente da Junta, Exmo. Sr. Veiga, do Assistente do escutismo na paróquia, Rev. Padre Armindo Paulo, da Mesa do Conselho Nacional, do Secretário do Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional e de quase 100 associados, o Conselho iniciou-se ás 14h30, com o ponto único da Ordem de Trabalhos: a eleição do novo Conselho Fiscal Regional.

Foram eleitos para o triénio 3013-2016, como Presidente a Luisa Marlene, de Joane, o Francisco Teixeira de Polvoreira como Vice-Presidente e a Sandra Ferreira de Cambeses como Secretária. Depois de um forte aplauso, que pretendeu reconhecer o espírito de serviço destes nossos irmãos escutas que agora iniciam funções, a Presidente recém-eleita, em nome do Conselho Fiscal, agradeceu a confiança e prometeu que irão desempenhar com responsabilidade o cargo que a Região lhes confiou.

Terminado o Conselho propriamente dito, passou-se à segunda parte do programa: a discussão, na Região, uma vez que entre nós nunca o fizemos, de um assunto do maior interesse para todos: a possível abertura da FNA a pessoas que nunca tenham sido filiadas no CNE. O Presidente Regional fez uma apresentação do tema, relembrando as Jornadas 2011, onde a Região de Braga teve responsabilidade na apresentação desta ideia, e o caminho que já foi feito desde aí, incluindo os grupos de trabalho em pelo menos 2 Conselhos Nacionais, e o Departamento Nacional de Formação, que tem já pronto um plano de formação para esta possibilidade. O Assistente Regional, Padre Miguel Ângelo, fez então uma introdução à reflexão, deixando algumas sugestões. Depois, 3 grupos de trabalho discutiram entre si, de forma mais prática e com participação alargada. No final apresentaram-se as conclusões. De salientar que a grande maioria dos associados é favorável à entrada na FNA de pessoas que nunca tenham sido escuteiros, desde que tragam mais valia à Associação e que passem por um período de de Formação. Outras sugestões foram deixadas e irá ser elaborado um documento que será enviado à Direção Nacional, como contributo da nossa Região para este assunto.

Comentários