Seminário dos 90 anos do Núcleo de Guimarães do CNE



O Núcleo de Guimarães do CNE fechou as comemorações dos 90 anos com o Seminário "Visões Fáceis" que decorreu no passado dia 25 no Centro Cultural Vila Flor. A Junta de Núcleo, mais uma vez convidou a FNA para estar oficialmente presente com uma delegação que foi constituída por associados da Direção Regional e dos Núcleos de Vizela S. Miguel, S. Dâmaso e Urgezes, tendo ainda estado presentes elementos do Núcleo de Serzedelo, estes a convite do Agrupamento respetivo.



Este Seminário procurou fazer a ligação entre o escutismo e a sociedade civil, sendo ainda um espaço privilegiado para o lançamento de sugestões e ideias para o futuro do CNE.

Depois da cerimónia de abertura, os participantes dividiram-se em grupos de trabalho, liderados por palestrantes da sociedade civil, cada um com um tema a partir da palavra FACEIS: Fisico, Afetivo, Carater, Espiritual, Intelectual, Social. Um dos painéis foi trabalhado e apresentado pelo Fernando Ribeiro, associado do Núcleo de S. Dâmaso da FNA, professor universitário e pai de 4 filhos, todos escuteiros.

Esta intensa e extensa jornada de trabalho contou com as presenças ilustres do Bispo Auxiliar de Braga D. Francisco Senra Coelho, do Assistente Regional adjunto Pe. Henrique Ribeiro, do Assistente de Núcleo, Pe. Samuel Vilas Boas, do Arcipreste de Guimarães e Vizela, Pr. Constantino Sá, do atual Chefe Nacional do CNE, Norberto Correia e do anterior, Carlos Alberto, do Secretário Internacional, do atual Chefe Regional do CNE, Hugo Cunha e do anterior, Ivo Faria, de toda a Junta de Núcleo, liderada pelo Chefe Miguel Salgado, bem como do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, que anunciou publicamente ter aceite o convite da Direção Regional da FNA para aderir oficialmente à nossa associação, o que acontecerá no próximo dia 9 de Novembro, na Festa de S. Nuno.


Parabéns ao Núcleo de Guimarães do CNE pela proveta idade, por 90 anos de serviço a favor das crianças, dos jovens, da Igreja e da comunidade e por esta iniciativa verdadeiramente paradigmática da importância do escutismo na sociedade atual.

Comentários