Conselho Nacional Plenário 2015


A Região de Braga esteve presente no Conselho Nacional Plenário que se realizou no fim de semana de 14 e 15 de Março em Fátima, com cerca de 50 associados.

O sábado de tarde foi quase todo ocupado pela discussão do Relatório e Contas 2014 da Direção Nacional, bem como do Plano e Orçamento para 2015. Foi evidente o desacordo entre a Direção Nacional e o Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional, que já vem de trás e atingiu neste Conselho um nível preocupante. Ambos os documentos foram aprovados pelos conselheiros, bem como um voto de incentivo para que os dois órgãos continuem a trabalhar em conjunto no sentido de um maior entendimento e cooperação, em prol da associação.

A Eucaristia privada que uniu todos na Fé, seguida do jantar, completou os trabalhos do primeiro dia. Uma reunião extraordinária entre a Direção Nacional, o Assistente Nacional, as Direções Regionais de Braga, Porto e Lisboa e também o Núcleo de Vila Real, confirmou o mal-estar do CNE com o projeto de revisão dos Estatutos e Regulamentos, que se iria discutir no dia seguinte. Assim, foi decidido que a Direção Nacional retiraria o projeto, ficando assente que se vai preparar reuniões com a Junta Central do CNE e com a Conferência Episcopal, de forma a conseguir uma base de entendimento que permita à FNA seguir na via do que entendemos como Escutismo Adulto, sem que isso seja um problema para o CNE.



Assim, no Domingo de manhã os vários responsáveis apresentaram as suas perspectivas para esta situação, bem como os prós e os contras do projeto, tendo o ambiente sido muito pacífico e positivo, embora com alguma decepção à mistura.


O almoço decorreu de forma animada, sendo evidente nas despedidas que este Conselho não deixou qualquer ferida na associação, criando antes a vontade de continuar a trabalhar em Fraternidade.


Comentários