III Acampamento Regional


A nossa Região realizou o III ACAREG, que decorreu em Pedome, V.N. Famalicão entre o 10 e 0 12 de Junho. Com organização do Núcleo local, que festejou também o 15º aniversário, a atividade foi um enorme sucesso, recebendo cerca de 300 participantes, instalados num campo com excelentes condições, que aumentaram para quase 400 no Domingo, em que muitos associados e familiares se juntaram aos participantes para a Eucaristia e cerimónia de encerramento.

Os participantes foram divididos em 5 Subcampos, batizados com nomes de figuras ilustres que marcaram o escutismo (Baden-Powell, S. Nuno de Santa Maria, D. Manuel Vieira de Matos, Narciso Elias e São Pedro) e capitaneados por um Guia. Cada Subcampo teve que preparar várias tarefas ao longo dos 3 dias, das quais se destacam os trabalhos sobre 5 temas (um para cada subcampo: Defesa do ambiente, Construção da Paz, A Misericórdia, Os Refugiados, Os Cristãos e a Política ) que teriam que ser apresentados no final do Fogo de Conselho, da forma que cada um quisesse, bem como o entendimento de cada grupo sobre o Lema do ACAREG, “Fraternidade: Escutismo Sem Fim”, e a participação nos momentos mais importantes da Eucaristia.



O programa incluiu ainda um workshop sobre acampamento autossustentável, a cargo da Equipa Solar da Região de Lisboa da FNA, e que foi um grande sucesso, visitas a vários Museus de Famalicão e um raid noturno ao Alto de Santa Tecla, nos arredores do acampamento.


As cerimónias de Abertura e Encerramento revestiram-se de grande solenidade e beleza, enquanto a Eucaristia, celebrada pelo Assistente de Campo, Rev. Padre Miguel Ângelo Gomes,  foi um dos momentos altos, com a partilha da Fé no seu máximo. No final, a cerimónia protocolar distinguiu o Núcleo organizador com um Louvor Regional, o seu Presidente com a Medalha da Solidariedade e o Agrupamento 558 de Pedome do CNE, a Câmara Municipal de Famalicão e o seu Vereador do pelouro das freguesias e associações, Dr. Mário Passos, com o Diploma de Mérito, estregues pelo presidente Nacional da FNA, reconhecendo assim toda a colaboração e relevantes serviços que estas entidades e pessoas prestaram à Fraternidade.



Nos momentos protocolares do ACAREG estiveram presentes o Vereador da C.M. Famalicão, Dr. Mário Passos, o Presidente da Junta de freguesia de Pedome, Eng. José Luis Alves, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Riba D’Ave, Manuel Antunes, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Pedome, Dr. Fernando Lopes, o Assistente do escutismo na Paróquia, Rev. Padre Vítor Rodrigo, a Madrinha do Núcleo, o Chefe Regional Adjunto do CNE, Pedro Santos, o Chefe de Núcleo de Famalicão do CNE, Carlos Filipe Pereira, o Chefe do Agrupamento 558 de Pedome do CNE, Hermenegildo Almeida, a Chefe da 1ª Companhia de Pedome das Guias de Portugal, Flávia Ferreira, o Presidente Nacional da FNA, Jorge Caria, o Secretário Nacional para a Expansão, Domingos Leal do Paço, o Presidente da Mesa do Conselho Nacional, Campos de Sousa, junto com o seu  Vice-presidente e Secretário, respetivamente José Augusto Silva e José Vilela, o Presidente do Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional, Artur Xavier, bem como um dos Secretários, Manuel Silva, o Chefe do Departamento Nacional de Formação, Luis Abreu, o Presidente Regional do Porto, André Maciel, o Presidente Regional de Lisboa, João Policarpo, o Presidente da Mesa do Conselho Regional, Paulino Costa e a Secretária do Conselho Fiscal Regional, Sandra Ferreira, bem como toda a Direção Regional. Vários destes dirigentes estiveram presentes no acampamento durante toda a sua duração.

Uma palavra final para a numerosa, plena e excelente participação do Agrupamento do CNE e das Guias de Portugal, que deram um colorido especial à atividade, contribuindo de forma decisiva para o grande sucesso da mesma. Somos a mesma família. Partilhamos o mesmo ideal.


Comentários