Reativação do Núcleo de Fermentões

Aquele que foi originalmente o 16º Núcleo da nossa Região teve a cerimónia da sua refundação no sábado 4 de Junho. Um grupo constituído por alguns dos elementos fundadores, em conjunto com outros mais jovens, abraçaram com entusiasmo o ideal dos Escuteiros Adultos e quiseram reativar o Núcleo da FNA, que passou a designar-se "Fermentões Santa Eulália".

Caso não tivesse interrompido a sua atividade, o Núcleo estaria agora a festejar 25 anos pois foi fundado por ocasião das celebrações do 40º aniversário do Agrupamento 108 do CNE. Agora, foi a festa do Núcleo da FNA, com a presença de muitos associados de mais de 20 Núcleos de toda a Região, que serviu de motivo para a celebração do 65º aniversário do Agrupamento e do escutismo nesta paróquia de Guimarães.

As festividades iniciaram-se com uma visita guiada ao Museu da Agricultura de Fermentões, que possui um notável e extenso espólio de ferramentas, objetos e fotos das artes e vida agrícola, desta que foi uma importante freguesia rural. Seguiu-se uma visita pedestre à zona ribeirinha de Roldes, um muito aprazível espaço, integrado nos Caminhos de Santiago, em que o rio de Selho é atravessado por uma ponte romana, e cujo espaço envolvente foi recentemente recuperado.

A Eucaristia solene juntou muitos paroquianos e foi presidida pelo Rev. Padre Armando, pároco e Assistente do escutismo. Numa cerimónia singela, foi-lhe colocado o lenço castanho, que visivelmente o emocionou, sendo depois benzida a bandeira do Núcleo. O ponto alto como é lógico, foi no entanto a cerimónia de Investidura e Renovação da Promessa dos novos associados. O coro dos escuteiros de Cambese constituído por elementos da FNA e CNE, abrilhantou a cerimónia, tendo sido alvo de grandes elogios.

Seguiu-se a cerimónia protocolar e distribuição de lembranças no salão  Paroquial. Estiveram presentes o Presidente da Junta de Freguesia, o Presidente da Casa do Povo, a Madrinha do Núcleo, o Presidente da Mesa do Conselho Nacional da FNA, o Conselho Fiscal Regional e a Direção Regional. Foi depois servido um lanche-convívio com os parabéns entoados de forma sentida ao Agrupamento do CNE, que viveu recentemente uma situação difícil e apreciou com certeza o carinho.

Para o Núcleo de Fermentões Santa Eulália, votos de Boa Caça!

Comentários