Jornadas 2016



A Região de Braga viveu em pleno a sua participação nas Jornadas 2016, que decorreram no Seminário do Vilar, no Porto, no fim de semana de 19 e 20 de Novembro. Entre oradores, moderadores, relatores e grupos de trabalho, os nosso associados participaram ativamente em mais uma jornada de aprofundamento da FNA, que nesta ocasião procurou começar o trabalho sobre o que poderá ser a Metodologia da Fraternidade de Nuno Álvares, enquanto associação de Escuteiros Adultos.




Além dos associados da FNA, esta atividade foi enriquecida com a presença de convidados ilustres, fosse como oradores ou presença nos momentos mais solenes: João Paulo Feijó, ex-membro da Junta central do CNE e portador de um currículo escutista notável e o Chefe Pedro Duarte Silva, atual Secretário Nacional Pedagógico do CNE, apresentaram as suas sugestões para a relação da FNA com a Sociedade e da FNA como movimento de leigos e a sua posição na Igreja, enquanto o Presidente Regional de Braga refletiu sobre o que a FNA é Hoje; D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre e Castelo Branco e presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, esteve concosco a partir do sábado ao final da tarde, tendo presidido à celebração Eucarística, concelebrada pelo nosso Assistente Nacional, Padre Nazaré Domingos e pelo nosso associado Padre Miguel Ângelo Gomes, tendo sido brilhantemente animada pelo coro do Núcleo Padre Fonte; o Chefe Nacional do CNE, Norberto Correia, a Presidente do Comité Mundial da ISGF, Midá Rodrigues, a Presidente da Associação das Antigas Guias, e o Presidente da Fraternal Escotista, Rui Macedo estiveram presentes na Sessão de Encerramento, onde todos usaram da palavra, destacando o ideal comum que a todos une e anima.




Sendo este o ultimo evento da responsabilidade da atual Direção Nacional, cujo mandato terminará em 10 de Dezembro, todo o elenco directivo, incluindo os responsáveis pelos Departamentos nacionais, esteve presente. O Presidente da Direção Nacional, Jorge Caria, despediu-se da associação com emoção e palavras de amor e agradecimento. A DN quis também distinguir publicamente vários associados que terão contribuído ao longo dos 6 anos do mandato desta Direção Nacional, para o enriquecimento da associação. Destacamos a atribuição da Medalha D. José de Lencastre aos associados da nossa Região: Luís Abreu, Carlos Alberto Cunha, António Lima, António Oliveira e António Melo.







A Região de Braga reconhece o extraordinário espírito de serviço e dedicação à FNA de todos os elementos da Direção Nacional. Bravo, Bravíssimo!


Comentários