R’GRABA2017



Aconteceu o R’GRABA2017 no passado dia 20 de Maio e esta foi sem dúvida uma grande atividade. Foi realizada na Matriz – Póvoa de Varzim, com a organização da Direção regional e com o importante apoio do Núcleo Pe. Fonte.
Foi efetivamente uma atividade como a apelidamos; de nós para nós!
Ao inicio da tarde, os participantes, foram chegando ao auditório do Centro Social Monsenhor Pires Quesado onde decorreu a abertura oficial. Numa breve intervenção inicial, o Presidente da Direção Regional, Carlos Alberto, saudou todos os participantes, com natural destaque para os convidados e explicou de forma resumida que atividade é esta, a razão da sua realização e o que dela poderemos esperar. O Joaquim Viana, presidente do Núcleo anfitrião, agradeceu a presença de todos e desejou que esta atividade seja um momento de verdadeira valorização.
Segui-se a Jornada de valorização com o tema “ FÁTIMA PARA NÓS ESCUTEIROS” moderada pelo José Luis que apresentou o painel de convidados:  O Rev. Pe. Eduardo Duque, o Ch. José Filipe, a Olinda Ribeiro e o escuteiro adulto Maio Alves. Cada um deles procurou ajudar-nos a refletir o tema da jornada de diferentes áreas ou se quisermos, de vários pontos de vista, que na realidade se unem num só; Maria é Mãe.
A Jornada foi realmente um marco, que nos enriqueceu pessoal e coletivamente, ajudou-nos a perceber a importância do fenómeno Fátima, no nosso meio, no nosso País e no Mundo. Contribuiu para um melhor conhecimento desta realidade que nos liga uns aos outros e nos transforma em testemunhos de fé e amor.
Depois do intervalo segui-se a Eucaristia, realizada no mesmo local, no mesmo auditório em mais um momento de “nós para nós”, animada pelo grupo coral da Matriz, composto pos Escuteiros da FNA e CNE e presidida pelo Rev. Pe. Eduardo Duque, o nosso Assistente Regional.
No final da Eucaristia, foram entregues várias lembranças de agradecimento e foi anunciado o Núcleo que irá acolher o R’GRABA2018, Oliveira Stª. Maria, que recebeu a passagem de testemunho das mãos do Presidente Regional e do Presidente do Núcleo Pe. Fonte.
Segui-se o Jantar partilhado, no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em que cada Núcleo foi convidado a trazer o seu farnel e viver um bom momento de partilha. O Núcleo Pe. Fonte, surpreendeu-nos com a oferta de um caldo verde no final do jantar, que acobou por ser uma excelente surpresa. Após o jantar demos início ao fogo de conselho, sem fogo, claro! O mais difícil foi começar e um após outro lá foram sendo apresentadas as atuações dos vários núcleos presentes. O Núcleo Pe. Fonte abriu e fechou o fogo de conselho, com a qualidade misical a que já nos habituou e pelo meio entre musicas, peças de teatro, truques de magia, anedotas, coreografias, enfim, tudo serviu para que a noite se tornasse muito animada. Aproveitando a presença da Olinda Ribeiro, pedimos-lhe que nos orientasse a oração da noite que encerrou o dia e esta primeira edição do R’GRABA.
Durante o R’GRABA decorreu uma boa ação coletiva a favor da Iola, uma Escuteira Adulta do Núcleo de Pinheiro, que atravessa um difícil momento da sua vida vitima de uma grave doença. Apesar disso, a Iola fez questão de estar presente no arranque da atividade e mostrou a todos que quem tem fé luta sempre e não se deixa abater. Uma verdadeira demonstração de coragem!
Em nome da Direção Regional, em nome do Núcleo de Pinheiro e em nome da Iola, vimos agradecer a todos quantos contribuiram para esta causa. Muito obrigado.
Agradecemos também a todos quantos tornaram possível o R’GRABA2017, em especial ao Núcleo Pe. Fonte que foi incassável e exemplar no sentido de serviço colocado à disposição da Região.




Comentários