COMEMORAÇÃO DO 50º ANIVERSÁRIO DA FNA NÚCLEO DE POLVOREIRA

 

No passado dia 04/06 a nossa Região esteve em festa, celebramos uma vez mais o aniversário de um Núcleo, quesempre se traduz num importante momento de alegria. Neste caso, a alegria é singular, uma vez que se trata do primeiro Núcleo da Região a celebrar 50 anos de vida.

As celebrações do aniversário centraram-se num único local, nas antigas instalações da “ASA”, que foram transformadas num espaço multiusos, onde foi celebrada Eucaristia na qual fizeram o seu compromisso dois novos escuteiros adultos, presidida pelo Rev. Pe. Francisco Xavier, Pároco e Assistente do escutismo em Polvoreira e animada pelo CNE Agrupamento 200 de Polvoreira

Com a presença de cerca de trinta Núcleos da Região de Braga e vários convidados dos quais destacámos, a Direção Nacional da FNA representada pelo Presidente, Domingos Leal do Paço, o Vice-presidente, João Policarpo e o secretário Nacional para a Formação, Luis Abreu, a Mesa do Conselho Nacional, representada pelo Presidente, António campos de Sousa e o secretário José Vilela, a Mesa do Conselho Regional, representada pelo Vice-presidente, Jorge Fernandes, o Conselho Fiscal Regional, representado pelo Vice-presidente, Francisco Teixeira, a Direção Regional, o Ch. do CNE Agrupamento 200 de Polvoreira, Ch. José Miguel, o Presidente da Junta de Freguesia de Polvoreira, Sr. Agostinho Freitas e a Drª. Paula Oliveira, em representação da Câmara Municipal de Guimarães.

Após o almoço comemorativo segui-se uma sessão solene em que usaram da palavra vários convidados que felicitaram o Núcleo de Polvoreira pelo aniversários, pelo exemplo e pela dedicação ao escutismo durante todos estes anos. Na sua intervenção, o Presidente da Direção Nacional Domingos Leal do Paço, por proposta da Direção regional de Braga, entregou ao Núcleo um Louvor Nacional que reconhece a contribuição deste Núcleo em vários momentos de grande importância na vida da Associação, e por proposta da Direção do Núcleo de Polvoreira, entregou a Medalha Cruz de Mérito Santo Condestável ao Rev. Pe. Miguel Ângelo Gomes em reconhecimento do seu trabalho, dedicação e enriquecimento no aprofundamento da vivência da fé no Núcleo, na Região e mesmo no plano Nacional ao longo de vários anos.

Numa curta intervenção o Rev. Pe. Miguel ângelo, agradeceu o gesto, referindo que não fez mais que a sua obrigação entendendo esta condecoração como um reconhecimento de que valeu a pena todo o seu trabalho e ao mesmo tempo um incentivo à continuidade.

Depois da ronda de intervenções foi-nos apresentado pelo José Luis uma visão da realidade da FNA nos dias que correm. O que somos, de onde vimos e que caminhos queremos percorrer, sendo este um ingrediente muitissimo importante para um melhor desempenho de cada Escuteiro Adulto e de cada Núcleo.

Antes de ouvirmos o hino do cinquentenário, fomos brindados com uma pequena sessão de poesia protagonizada pelo nosso já conhecido Campos de Sousa.

Damos os Parabéns ao Núcleo de Polvoreira pela organização desta comemoração e desejamos as maiores felicidades. Fazemos votos que este aniversário não seja uma meta mas sim o inicio de uma grande caminhada.

 

 
 

 
 
 
 
 
 

Comentários