COMPROMISSOS EM SÃO DÂMASO

 

No passado dia 09 de Julho, realizaram-se compromissos no Núcleo de São Dâmaso e a Direção Regional esteve presente.

A realização do compromisso é, naturalmente, algo que por si só, gera sentimentos de alegria e entusiasmo. Neste caso em particular, acresce o facto da realização do compromisso do Virgilio, um homem que não teve oportunidade de ser escuteiro na sua juventude, mas que ama o escutismo e sente que ser escuteiro adulto é um modo de vida. Que sempre trabalhou, com sentido de serviço e dedicação para o escutismo, no entanto, por muito bem que o fizesse, até meados de 2016, nunca seria um de nós.

Foi através do seu exemplo enquanto, homem, cristão, marido, pai e colaborador do Núcleo de São Dâmaso, que se levantou a questão da possíbilidade de admitirmos na nossa Associação, em condições especiais os “Virgilios”,que vários de nós, tão bem conhecem. Após vários anos de discussão, de trabalho, de muito trabalho, de esclarecimentos, de inumeras reuniões, de ouvidas todas as partes e da apresentação de propostas, conseguimos um documento final que foi aprovado em Conselho Nacional Plenário e homologado pela Conferência Episcopal Portuguesa.

Sentimos que foi feita justiça.

Seria tremendamente injusto, travarmos a entrada dos “Virgilios”, pessoas que estão dispostas a passar pelo “crivo” que está regulamentado e ultrapassar as barreiras eas provas de seleção. 

Bem vindo Virgilio, agora és um de nós!

Para além deste caso, que foi o primeiro da nossa Região eque merece naturalmente destaque, realizaram compromisso outros três Escuteiros Adultos, quemfelicitamos desejando votos de “ boa caça”.

A Eucaristia foi presidida de Rev. Pe. Domingos, assistente do escutismo naquela Paróquia, foi animada pelo CNE Agrupamento 331 – São Dâmaso, chefiado pela Ch. Ângela Marques e para além da presença da FNA Direção Regional, contou com a presença do Luis Abreu, Secretário Nacional para a Formação.

 

 

Comentários