R´GRABA2018


Subordinado ao tema “VOLUNTARIADO: PORQUÊ?”, decorreu no passado dia 26 de Maio o R’GRABA2018, em Oliveira Santa Maria, com o importante apoio do Núcleo local.
Após a receção aos Núcleos, no Salão Paroquial foi aberta oficialmente a atividade, que contou com a presença de diversos convidados. Para além da Direção Regional estiveram presentes o Rev. Pe. Eduardo Duque, Assistente Regional da FNA, o Rev. Pe. Carlos Cadeias, Pároco e Assistente do escutismo em Oliveira Santa Maria, a Drª. Sofia Fernandes, em representação da Câmara Municipal de Famalicão, o Sr. Delfim Machado, Presidente da Junta de Freguesia de Oliveira Santa Maria, o Ch. Hugo Cunha e o Ch. Pedro Santos, Ch. Regional e Ch. Regional adjunto, respetivamente, do CNE Junta Regional de Braga, o Ch. Jorge, Ch. do CNE Agrupamento 442 de Oliveira Santa Maria, o Domingos Leal do Paço, Presidente da Direção Nacional da FNA, o Campos de Sousa, Presidente da Mesa do Conselho Nacional da FNA, Manuel Silva, Vice-presidente do Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional da FNA, Paulino Costa, Presidente da Mesa do Conselho Regional e Sandra Ferreira e Francisco Teixeira, em representação do Conselho Fiscal Regional.
Após um pequeno momento protocolar e um espaço musical apresentado pelo grupo coral composto por escuteiros adultos dos Núcleos de Cambeses e São Sebastião de Milhazes, demos inicio à Jornada de Valorização, que teve como moderador o José Luis Silva e como oradores convidados, o Rev. Pe. Eduardo Duque, o Fernando Ribeiro, professor universitário, gestor do Refood e Escuteiro adulto e o Tiago Costa, bombeiro profissional e Presidente da Humanitave.
Todos contribuiram para percebermos o porquê do voluntariado e a importância do voluntário no dia a dia de todos aqueles que usufruem do trabalho e da ajuda que lhes é prestada.
A Jornada de Valorização, traduziu-se num importante momento de partilha de experiências, de conhecimento e aprendizagem e de identificação de sinais e pistas que deveremos seguir.
Seguiu-se a Eucaristia Presidida pelo Re. Pe. Eduardo Duque, em mais um momento de agradecimento, reconhecimento e vivência da nossa fé, em que pudemos refletir e interiorizar a verdadeira essência da nossa condição de Escuteiros Adultos Católicos.
Após os agradecimentos e a entrega de lembranças procedemos à divulgação e à passagem de testemunho para o R’GRABA2019 que se realizará em Cambeses, Barcelos e contará com o apoio da FNA Núcleo de Cambeses.
O dia foi encerrado com um jantar convívio, em formato de farnel partilhado e com um fogo de conselho, em que todos os presentes provaram uma vez mais que mesmo de improviso é possível apresentar peças de teatro, jogos, musicas e coreografias muito animadas.
Foi sem dúvida um dia muito bem passado, com uma atividade de “nós para nós”, em que nos reencontramos, em que reforçamos os laços e os ideais que nos animam e em que renovamos o espírito, a mente e a fé que professamos.
Uma última palavra de reconhecimento e agradecimento a todos quantos tornaram possível esta atividade, aos Núcleos que contribuiram para a boa ação coletiva que realizamos em parceria com a Humanitave e à FNA Núcleo de Oliveira Santa Maria, que foi incansável e demonstrou um grande sentido de serviço e responsabilidade.
Até ao R’GRABA2019.













Comentários