ATIVIDADE DE VOLUNTARIADO AMBIENTAL NA SERRA DA GARDUNHA


Decorreu nos passados dias 26,27 e 28 de Outubro, mais uma edição do " Projeto Ambiental Serra da Estrela" na serra da Gardunha, da responsabilidade do departamento Nacional de ambiente com o apoio da FNA Núcleo do Fundão, Região da Guarda.
Tivemos a presença da Direção Nacional através do Presidente, Domingos Leal do Paço bem como do Vice-Presidente João Policarpo, além elementos de Núcleos de várias Regiões.
A Região de Braga fez-se representar pelo departamental Regional de ambiente através do seu responsável, José Araújo, tendo ainda a participação dos núcleos de S. Damaso, Urgezes, Terroso, Santa Marinha da Costa e São João de Airão, num total de 17 Escuteiros.
A receção aos núcleos e o acantonamento nas excelentes instalações do seminário do Fundão decorreu no dia 26 de Outubro
Durante o dia 27, sábado, procedeu-se á plantação na serra da Gardunha de cerca de 1500 carvalhos, no final do dia houve desfile pelas ruas da cidade do Fundão culminando com a Eucaristia na Igreja Matriz.
Domingo dia 28, fomos fazer uma visita guiada pelos pontos de interesse do fundão sendo de destacar o campo escutista do Fundão.
No final da actividade e antes da canção do adeus, em franco convívio todos os núcleos e o Presidente Nacional foram convidados a avaliarem a atividade.
As opiniões foram unânimes, determinando a atividade como um sucesso tendo sido atingidos os objetivos traçados e concretizada a plantação de carvalhos prevista, todos fomos muito bem recebidos e tratados, quer no acantonamento quer nas refeições e nas visitas guiadas onde sempre reinou o espírito escutista.
Partimos com a convicção de missão cumprida. 




Comentários