ATIVIDADE REGIONAL DE VOLUNTARIADO AMBIENTAL


Decorreu no passado dia 09 de Março uma atividade Regional de voluntariado ambiental na Citânia de Briteiros, Concelho de Guimarães. Esta atividade resulta de uma parceria entre a FNA Direção Regional de Braga, através do Departamento Regional de Ambiente e a Sociedade Martins Sarmento, entidade responsável pela Citânia de Briteiros.
Uma equipa com 22 Escuteiros Adultos voluntários provenientes dos Núcleos de Ronfe, Urgezes, Terroso, São Dâmaso, Oliveira Stª. Maria e Santa Marinha da Costa limparam uma vasta área de terreno pertencente à Citânia de Briteiros, procederam ao arranque e corte de “mimosas”, uma espécie invasora e ainda plantaram 20 carvalhos.
No final da jornada de trabalho, foi-nos oferecida uma visita guiada ao Museu de Cultura Castreja, situado em Briteiros São Salvador, perto da Citânia de Briteiros, onde pudemos conhecer parte da vida e obra de Martins Sarmento, um Vimaranense que dedicou toda a sua vida à escavação e descoberta das ruínas arqueológicas de Briteiros que provam a extraordinária existência de um importante povoado primitivo de origem pré-romana. Neste museu, entre outras coisas pudemos ver inúmeros achados provenientes das escavações realizadas.
Foi um dia marcante: trabalho voluntário, vida ao ar livre em natureza, defesa do meio ambiente, amizade partilhada, alegria, boa disposição e enriquecimento cultural e histórico.
Ser Escuteiro na FNA é algo que não se explica, vive-se!
























Comentários