IV ACAREG FNA - REGIÃO DE BRAGA




Entre os dias 08 e 10 de Junho decorreu em Vizela, no parque da Barrosa, o IV ACAREG FNA Região de Braga, subordinado ao tema “ A FONTE DA VIDA” e contou com cerca de 300 participantes, vindos dos diversos Concelhos da nossa diocese bem como a presença de dois Núcleos de fora da nossa Região, o Núcleo de Chaves, da Região de Vila Real e do Núcleo de Santo Adrião de Vizela da Região do Porto.
Este acampamento da total responsabilidade da Direção Regional de Braga, teve a coordenação geral do Abílio Pascal do Núcleo Nossa Srª. D'Ajuda e contou com a magnifica organização dos Núcleos de Nossa Srª. DÁjuda – Moreira de Cónegos, Vizela – São Miguel, Pe. Rosas – Infias e Santo Adrião de Vizela.
Foi proporcionado aos participantes um vasto leque de atividades que tiveram como objetivo a divulgação do Concelho de Vizela, a sua história, as suas raízes e as valências que este jovem Concelho tem para oferecer a quem o visita. A passagem pelas praças centrais, as experiências termais, a divulgação da qualidade e dos efeitos terapêuticos das águas termais, a visita ao São Bento das Peras e a instituições e organismos locais marcaram certamente todos os escuteiros.
A Cerimónia oficial de abertura, os jogos da amizade realizados na bonita zona ribeirinha, junto ao Rio Vizela, a noite temática, em que desafiamos todos os escuteiros a recriarem uma noite branca de Vizela dos tempos idos com trajes dos anos 20 e 30, o fogo de conselho e a Cerimónia oficial de encerramento, deixaram marcas de alegria e emoção em todos os participantes.
Um dos momentos altos e significativos, do ponto de vista da afirmação da nossa mística, simbologia e animação da fé, foi o desfile, encabeçado por uma fanfarra exclusivamente composta por escuteiros da FNA e ensaiada propositadamente para o efeito, a Eucaristia na Igreja Paroquial de Vizela S. Miguel, presidida pelo nosso Assistente Regional Rev. Pe. Eduardo Duque e concelebrada pelo Rev. Arcipreste de Guimarães e Vizela, Pe. Constantino Sá e pelo Rev. Pe. Miguel Ângelo, nosso ex-Assistente e animada pelo Grupo coral dos escuteiros da FNA e do CNE da Matriz – Póvoa de Varzim. A referida Eucaristia ficou marcada pela Renovação de promessa e ingresso na FNA do Exmº. Sr. Presidente Camara Municipal de Vizela, Dr. Vitor Hugo Salgado, que fez o seu trajeto escutista no CNE Agrupamento 279 Vizela S. Miguel e que agora assume este compromisso com o movimento escutista através da FNA.
Muito haveria ainda a relatar sobre este ACAREG, porém, há coisas que não conseguem ser explicadas, têm que ser vividas e sentidas. Quisemos desafiar os nossos escuteiros adultos a fazerem um caminho os leve à mudança, passando para lá da “FONTE DA VIDA”, seguindo a água até à nascente, até à origem de todas as coisas, onde encontraremos Deus, o Criador, tendo esperança que este percurso os faça serem melhores, que lhes permita encontrarem o rumo com sentido e construírem uma vida de aperfeiçoamento continuo no plano pessoal, familiar, católico, escutista e cívico. Sinceramente, sentimos que a mensagem foi entendida perfeitamente, esperemos que dê resultados.
Muitos foram os convidados que estiveram entre nós nos diversos momentos marcantes deste acampamento, da FNA, do CNE, da Igreja, civis e autárquicos, aos quais manifestamos o nosso carinho e profundo agradecimento. Muitas foram as empresas, organismos a associações que connosco colaboraram tornando possível este evento, a todos agradecemos com profundo sentido de gratidão, no entanto, queremos deixar uma palavra de reconhecimento público ao constante e incansável apoio que obtivemos por parte da Camara Municipal de Vizela, sem o qual não seria possível a realização deste acampamento neste moldes. A todos os escuteiros adultos e familiares participantes, agradecemos a alegria, o envolvimento e o espírito escutista. À equipa organizadora, queremos agradecer, porém, não encontramos adjetivos suficientemente justos para classificar o empenho, a dedicação e a entrega na preparação e realização deste ACAREG, por isso apenas e simplesmente OBRIGADO.
Até ao V ACAREG, Braga 2022.








































Comentários