ATIVIDADE NACIONAL DE ENCERRAMENTO DO TEMA ANUAL E COMEMORAÇÃO DO DIA DE SÃO NUNO


No passado dia 09 de Novembro, decorreu, em Cernache do Bonjardim, a atividade Nacional de encerramento do tema anual, “ A Família” e a comemoração do dia de São Nuno de Santa Maria, nosso Patrono.
Mais de meio milhar de escuteiros adultos de norte a sul do País, rumaram à terra natal de São Nuno, para viverem um dia em família e com a família.
O dia começou com o hastear das bandeiras junto à rotunda de São Nuno e o descerramento de uma placa alusiva à efeméride, colocada no pedestal da imagem de São Nuno. Um grandioso desfile, encabeçado pela fanfarra da FNA Região de Braga, levou as várias centenas de escuteiros e o andor de São Nuno à Igreja do Seminário das Missões de Cernache do Bonjardim, onde foi celebrada Eucaristia de ação de Graças comemorativa do dia de São Nuno de Santa Maria. Foi Presidida por sua Exª. Reverendíssima, D. Antonino Dias, Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco e concelebrada pelo nosso Assistente Nacional, Pe. Joaquim da Nazaré, pelo Pe. Paulo Jorge, Prior da Paróquia local, pelo Pe. Adelino Ascenso e pelo Pe.  Amadeu Oliveira, Superior Geral e Reitor do seminário, respetivamente, e animada pelo Grupo Coral da FNA Núcleo Pe. Fonte e CNE Agrupamento 38, ambos da Matriz da Póvoa de Varzim.
Após o almoço partilhado, teve lugar no auditório do Salão Paroquial de Cernache do Bonjardim, uma sessão solene, com o uso da palavra por parte dos convidados, a apresentação dos trabalhos realizados, durante o ano 2019, pelas diversas Regiões no âmbito do tema anual e o lançamento do livro “ A História da FNA” da autoria do Irmão escuta Carlos Mana. O Irmão escuta Campos de Sousa deu-nos uma breve explicação sobre a vida de São Nuno, do ponto de vista histórico e literário e por fim a Direção Nacional, entregou condecorações a escuteiros que se destacaram pelos seus préstimos ao serviço da FNA. Todas elas foram totalmente merecidas e são o reconhecimento público da dedicação, do espírito de serviço e do sentido de responsabilidade que os condecorados exerceram e continuarão a exercer em prol da grandeza da Associação a que pertencemos, no entanto, queremos aqui destacar o Campos de Sousa, da FNA Núcleo de Avidos, agraciado com a mais alta condecoração da FNA, o Colar da Fundação, o José Augusto e o José Vilela, ambos da FNA Núcleo de São Pedro de Bairro, agraciados com a Medalha Cruz de Mérito Santo Condestável. Estes três Escuteiros Adultos da Região de Braga, desempenharam vários cargos de Nível, local, Regional e Nacional e tornaram-se exemplos a seguir. O Campos de Sousa, foi, entre muitas coisas, presidente da Dreção Regional de Braga, Presidente do Conselho Fiscal Regional e Presidente da Mesa do Conselho Nacional. Sempre pautou a sua conduta pela humildade, respeito, responsabilidade e a incansável busca de entendimentos, tendo sempre como objetivo principal o superior interesse da Associação. Obrigado pelo exemplo e parabéns pela condecoração.
Foi um dia muitíssimo bem passado, entre família, com a família e em local de família.




















Comentários