EXEDISPOR 2019


EXEDISPOR 2019 foi o nome escolhido para um simulacro de acidente ferroviário, na linha do Douro, no túnel de Caíde de Rei, no Concelho de Lousada, que teve lugar na madrugada do dia 13 para 14 de Dezembro. Este exercício, com a coordenação geral do Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto, serviu para testar a capacidade dos meios de socorro em situação de acidente e envolveu 42 entidades, das quais a FNA através do nosso Departamento Nacional de Proteção Civil.  
Estiveram presentes cerca de oitenta figurantes da FNA Região do Porto, da FNA Região de Braga, do CNE Região do Porto e civis voluntários. Os referidos figurantes dividiam-se entre figurantes ilesos, feridos ligeiros e feridos poli-traumatizados.
A Região de Braga, esteve representada pela Direção Regional e por Escuteiros dos Núcleos de Urgezes, Terroso, Escudeiros e São Pedro de Bairro.
Apesar da noite fria e chuvosa, não faltou o calor humano, a alegria, a boa disposição, o companheirismo, a imaginação na caracterização dos ferimentos e a certeza de que contribuímos para a realização de um grande e importante teste para aqueles que têm a missão de zelar pela segurança e auxilio à população.
























Comentários