Projeto Regional - Agenda 2021

 


Durante o Conselho Regional online que decorreu no passado dia 28 de Novembro, foi apresentado o Projeto Regional – Agenda 2021, com o tema “Oração, partilha e desafio em agenda”.

Este projeto consiste no lançamento de uma agenda em suporte de papel, tamanho A5 que poderá ser adquirida junto da Direção Regional. Desejamos que esta agenda se transforme num fator de mudança comportamental, que deve começar em cada escuteiro adulto, e por efeito de contágio, produza idênticas melhorias nos Núcleos.

Mensalmente somos desafiados a aprofundar a vivência da fé, através da sugestão de oração que o nosso Assistente Regional nos coloca. Esta forma de orar que se completa em quatro passos, sugere-nos um tema diferente e uma passagem Bíblica enquadrada com esse tema. Propõe-nos que tentemos perceber o texto, que procuremos sentir aquilo que Deus nos quer transmitir, que consigamos encontrar a luz que nos mostra o caminho a seguir e que saiamos mais fortes para a ação e para o serviço aos outros. Poderá ser feito individualmente ou em partilha com os Escuteiros do nosso Núcleo.

Também a Direção Regional nos coloca 12 desafios, 1 por cada mês. Na verdade são sugestões de atividade, queremos que haja uma preocupação em distribuir as nossas atividades pelas áreas de ação que são as linhas condutoras da FNA: Animação e vivência da fé, mística e vida Escutista, cidadania e voluntariado e proteção da natureza e do meio ambiente. Vamo-nos organizar e incentivar o nosso Núcleo a ser modelo a seguir. Vamos partilha ideias, usar a imaginação, demonstrar responsabilidade e sermos exemplo de dinamismo.

Podemos encontrar ainda o nosso programa Regional para que não nos esqueçamos das atividades agendadas, bem como curiosidades e datas importantes que deveremos lembrar.

Agora que já explicamos resumidamente o conteúdo desta agenda, queremos partilhar a razão pela qual lançamos esta ferramenta. Como sabemos, estamos a atravessar um grave momento da na nossa vida recente, devido a uma pandemia com consequências gravíssimas na saúde, na economia, no desenvolvimento e obviamente na vida pessoal, familiar, social e comunitária das pessoas. O medo faz-nos recuar e contribui para um isolamento coletivo que contrasta com a linha de compromisso que cada um de nós assumiu na sua promessa. Não podemos deixar que o medo nos paralise, temos que fazer do serviço aos outros a nossa arma mais poderosa e para isso é fundamental que mantenhamos alguma atividade, para que faça sentido a razão de existir dos nossos Núcleos. 

Vamos ser fator de mudança. Deixemo-nos envolver e vamos sentir que a oração, a partilha e os desafios fazem parte da nossa agenda para 2021.

Votos de boa caça.








Comentários