R’GRABA2021


No passado dia 22 de Maio decorreu a em Mesão Frio, Concelho de Guimarães mais uma edição R’GRABA.

Depois do cancelamento do R’GRABA2020, eis que a edição deste ano se transformou na primeira atividade Regional presencial. Mesmo com limite de presenças esta atividade atingiu aquilo que esperávamos dela e foi efetivamente um momento de enriquecimento pessoal e coletivo, de fortalecimento dos laços que nos unem e de aprofundamento da fé que nos anima. Enfim uma atividade de “nós para nós”.

A jornada de valorização subordinada ao tema “Envelhecimento…com que esperança?”, foi moderada pelo José Luis, Secretário Nacional para a expansão e para a área internacional e teve como oradores a Drª. Paula Oliveira, vereadora da ação social da Câmara Municipal de Guimarães e o Rev. Cónego Eduardo Duque, Assistente Regional de Braga da FNA.

A Drª. Paula deu-nos um testemunho da realidade vivida por muitos idosos em que a velhice significa solidão, abandono e tristeza. Deixou-nos ainda várias pistas e desafios no sentido de podermos ser escuteiros adultos voluntários e envolvidos na mudança deste paradigma e contribuirmos com a nossa ação no sentido de garantir que a velhice possa ser sinal de esperança.

O nosso Assistente Regional, na sua intervenção deu-nos a conhecer a realidade dos números no nosso país relativamente aos idosos, a esperança média de vida e a sua evolução ao longo dos tempos e as mudanças que têm vindo a acontecer que fazem com que haja cada vez mais idosos e cada vez mais isolados ou abandonados. Desafiou-nos a irmos ao encontro dos mais frágeis e a ver os idosos com um novo olhar, com mais ternura, admiração e reconhecimento pelas experiencias de vida.

No final da Jornada de Valorização foi celebrada a Eucaristia presidida pelo nosso Assistente Regional e animada pelo Rui e pela Sandra Ferreira, ambos no Núcleo de Cambeses.

Para além da Direção Regional, dos departamentos e serviços Regionais, estiveram presentes, o Rev. Pe. Joaquim Mota, pároco de Mesão Frio, o Sr. Alcino Sousa, Presidente da Junta de Freguesia de Mesão Frio, o Ch. Alexandre Novais, Ch. Regional adjunto da Junta Regional de Braga do CNE, o Ch. Ernesto Machado, Ch. da Junta de Núcleo de Guimarães do CNE, o Luis Abreu, secretário Nacional para a Formação, o Francisco Pinheiro, Vice-presidente da Mesa do Conselho Nacional, o Jorge Fernandes, Presidente da Mesa do Conselho Regional, o Francisco Teixeira, Vice-presidente do Conselho Fiscal Regional e o António Novais, Presidente da FNA  Núcleo de Mesão Frio que nos acolheu.

No final foi passado o testemunho para a realização do R’GRABA2022 que se realizará no Concelho de Fafe, mais propriamente em Revelhe e terá o apoio logístico da FNA Núcleo de Stª. Eulália de Revelhe.

Agradecemos a todos quantos trabalharam para que este dia fosse possível assim como a todos aqueles que participaram.







 

Comentários