Conselho Regional Eletivo

 

No passado dia 25 de Fevereiro decorreu no auditório nobre da Universidade do Minho, Campus de Azurém, em Guimarães, o Conselho Regional da FNA Região de Braga, que este ano foi eletivo.

O Conselho Regional iniciou com a apresentação do relatório de atividades a demonstração de contas da Direção Regional de Braga, relativos ao ano civil 2022, que colocados à votação foram aprovados por unanimidade e aclamação. Seguiu-se a despedida da equipa Regional liderada pelo Carlos Alberto, em que o líder desta equipa protagonizou um momento de homenagem a todos aqueles que fizeram caminho em conjunto e que ajudaram a Direção Regional. Lembrou e agradeceu o trabalho daqueles que integraram a equipa Regional como responsáveis de departamentos e serviços Regionais aos quais foram atribuídos diplomas de louvor Nacional. Aos membros da Direção Regional foram concedidas várias distinções por serviços prestados à FNA no geral e à Região em particular, salientando o elevado espirito de entrega, dedicação e responsabilidade. Foram ainda entregues lembranças e diplomas de Louvor Regional a escuteiros que mesmo não tendo pertencido aos Órgãos Regionais, se destacaram pela constante disponibilidade para colaborarem com a Direção Regional em inúmeros momentos. No discurso de despedida o Carlos Alberto, agradeceu a toda a sua equipa pela lealdade, pela amizade e pela dedicação e a toda a Região pelo exemplo de serviço que prestam continuadamente à Igreja, ao movimento escutista e à sociedade nas comunidades em que estão inseridos. Afirmando ainda ter sido uma honra e um privilégio o cargo que desempenhou ao longo de dois mandatos à frente dos destinos da FNA na Região de Braga. Desejou ao seu sucessor, Fernando Pereira e a toda a sua equipa as maiores felicidades e os maiores sucessos.

Deu-se então início à eleição dos três Órgãos Regionais a sufrágio. Com uma forte votação de quase 240 conselheiros em representação de 54 Núcleos, após o anúncio dos resultados realizou-se a cerimónia de tomada de posse dos órgãos eleitos e o juramento solene perante o Conselho Regional e os convidados. A Mesa do Conselho Regional, Presidida pelo Jorge Fernandes, o Conselho Fiscal Regional, Presidido pelo Francisco Teixeira e a Direção Regional Presidida pelo Fernando Pereira, que nomeou os responsáveis pelos diversos departamentos Regionais. Foi um Conselho Regional bastante participado que contou com a presença de diversos convidados: O Rev. Cónego Eduardo Duque, Assistente Regional, o Dr. Miguel Oliveira, em representação da Câmara Municipal de Guimarães, o Ch. Valdemar Magalhães, em representação do CNE Junta Regional de Braga, o Ch. Ernesto Machado, Ch. do CNE Junta de Núcleo de Guimarães, o José Luis Silva e o Filipe Relvão em representação da Direção Nacional, o Jorge Caria, Presidente da Mesa dos Conselhos Nacionais, o Artur Xavier, Presidente do Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional, a Direção Regional da Guarda e a Direção Regional do Porto, os ex-presidentes da Direção Regional de Braga, vários convidados, familiares e amigos.

Antes do encerramento, o José Luis, em nome da Direção Nacional atribuiu ao Carlos Alberto a Cruz de Mérito Santo Condestável, por serviços de elevada qualidade prestados à FNA. Por proposta da Direção Regional de Braga e com a aceitação da Direção Nacional, foi também atribuído ao Assistente Regional, Rev. Cónego Eduardo Duque, a Cruz de Mérito Santo Condestável, pelo incansável trabalho realizado no crescimento humano e cristão que proporcionou a toda a Região.

A Região de Braga demonstrou uma vez mais a sua força e a sua dinâmica, bem como o envolvimento dos Núcleos no apoio aos Órgãos Regionais. Felicidades a todos os eleitos e votos de muito sucesso no exercício da sua missão.

Viva à FNA, viva à Região de Braga.




























Comentários