X ACAMPAMENTO NACIONAL

 


Decorreu entre os dias 8 e 11 de junho, o X Acampamento Nacional da FNA, no Campo escutista da Gardunha, Fundão, Região da Guarda, sob o tema “Da Gardunha à Estrela, descobre a Nascente”, com a magnífica organização da FNA Direção Regional da Guarda e com o apoio da Direção Nacional.

Esta, que é a atividade das atividades e que só acontece de 3 em 3 anos, é aguardada por todos com muita expectativa, e essa, não foi defraudada. Foram quatro dias de vida em comunhão com a natureza, de encontro e reencontro, de partilha de experiências, de alegria, boa disposição, de enriquecimento cultural e escutista e de reforço de amizades.

Foram muitas as atividades, desde visitas, atividades em campo, caminhadas, interação com a população, fogo de conselho, etc., e claramente momentos de animação e vivência da nossa fé, com natural destaque para a Eucaristia Campal celebrada no Parque Verde, presidida por Sua Exª. Reverendíssima D. Manuel Felício, Bispo da Guarda. Podemos também destacar o grande número de participantes da Região de Braga (quase duas centenas), e o imponente desfile encabeçado pela fanfarra da FNA Região de Braga que abrilhantou o momento. Foi obviamente com enorme alegria que recebemos a visita do nosso Assistente Regional, Rev. Pe. Paulo Pereira, para conhecer o acampamento, a dinâmica envolvente e a nossa vivência em campo.

A realização do Acampamento Nacional em ano do centenário do CNE (a nossa Associação mãe), fez com que este evento fizesse parte das comemorações oficiais do centenário do CNE e contou com a presença do Ch. Nacional do CNE, Ch. Ivo Faria, na cerimónia de abertura, entre outros convidados.

Na hora da despedida fica a emoção e a esperança de um novo reencontro, que será em 2026 na Região do Porto.

À equipa organizadora, damos os sinceros parabéns pela grandeza do serviço que prestaram à FNA. Foram incrivelmente unidos, demonstraram um sentido de responsabilidade enorme e provaram que é possível organizar uma atividade desta envergadura em zonas do País, que devido ao diminuto preenchimento escutista, estariam excluídas à partida, fazendo deste Acampamento Nacional o mais participado de sempre.

Viva a FNA, viva o Acampamento Nacional

Até 2026.















Comentários