Jornada Mundial da Juventude - Lisboa 2023

 


Terminadas as Jornadas Mundiais da Juventude em Portugal é tempo de sermos gratos.

Ainda antes das Jornadas terem início já o Papa Francisco agradecia às famílias de acolhimento pela generosidade de receber os jovens, e aos voluntários apelava a que não tivessem medo, pois todos acabariam por ser a semente de um fruto que irá aparecer.

A todos quantos deram um pouco de si e do seu tempo, com especial referência para os Associados da Fraternidade Nuno Álvares, a Direção Regional de Braga vem agradecer a vossa participação, dedicação e empenho.

Durante meses fizemos um trabalho de formiga, preparando as pré jornadas, ou seja, os dias nas comunidades e nas dioceses, que antecederam estas Jornadas, e que culminaram em Lisboa com um encontro exemplar de mais de um milhão de jovens com o Santo Padre.

Tiveram a coragem de integrar os COP (Comité Organizacional Paroquial), os COA (Comité Organizacional Aciprestal), foram famílias de acolhimento ou simples voluntários nas vossas paróquias e arciprestados, e por isso mesmo, enaltecemos todo o trabalho realizado nos vários níveis, deixamos o nosso reconhecimento, sendo que, mais do que a grande imagem deixada, devemos agarrar-nos àquilo que cada um conseguiu com esta experiência, deixando que isso possa ser a tal semente que o Papa Francisco refere.

No discurso final do Santo Padre, no encontro com os voluntários da JMJ, deixou a mensagem que realmente queremos para cada um de nós, que o nosso serviço de forma escondida, sem barulho e sem buscar protagonismo continue a pautar nas nossas ações, tornando-nos num exemplo de trabalho e serviço em grupo.

“A Virgem Maria saiu apressadamente”, e nós escuteiros adultos não ficamos de braços cruzados, corremos também durante estes meses, apressadamente, sem saber muito bem onde ficava a meta, mas com a vontade de a atingir de qualquer forma.

Por fim, e agarrando mais uma vez nas palavras do Papa Francisco, que sejamos “surfistas do amor”, e que “o serviço que fizeram na JMJ seja a primeira de tantas ondas boas; cada vez sereis levados mais alto, mais perto de Deus, e isto permitir-vos-á ver duma perspetiva melhor o vosso caminho”.

Bem Hajam todos quantos dedicam uma parte do seu tempo em prol dos outros.








Comentários