ARAE 2023

 


No passado dia 30 de Setembro a Direção Regional esteve presente na ARAE 2023 a convite do CNE Junta Regional de Braga.

A ARAE é a grande atividade que marca o início do ano escutista do CNE na Região de Braga e que mais uma vez juntou milhares de escuteiros, com o encontro a acontecer este ano em Vila Verde.

A atividade teve o seu início na parte da manhã, numa sessão protocolar onde a Direção e o Assistente Regional da FNA marcaram presença, e na qual destacamos ainda a presença da Equipa Regional do CNE liderada pela Chefe Catarina Miranda, bem como os representantes dos 9 Núcleos da Região de Braga, dos quais destacamos o anfitrião, Chefe do Núcleo de Vila Verde António Lemos. Destacamos ainda a presença do Assistente da Região de Braga do CNE, Padre Pedro Sousa, para além da Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dra. Júlia Fernandes, o presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde e Barbudo, José Luís Faria e o Bispo Auxiliar de Braga D. Delfim Gomes.

A sessão protocolar começou com a apresentação do lema adotado para este arranque do ano escutista, nada mais nada menos do que, agarrar nas palavras do Papa Francisco aquando da sua passagem por Portugal, nas Jornadas Mundiais da Juventude, desafiando-nos a transformar medos em sonhos.

Catarina Miranda, chefe regional do CNE fez um agradecimento a todos os escuteiros pela coragem de serem escuteiros, referindo em especial o papel dos dirigentes pela dedicação constante e pela coragem de serem eles que ajudam a construir cidadãos do amanhã, numa verdadeira missão de deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos.

D. Delfim Gomes agarrou nas palavras da Chefe Catarina e falou em “voluntariado com amor” por parte dos escuteiros, enaltecendo também ele o papel dos dirigentes que muitas vezes deixam as famílias para ajudar a formar aqueles que são o nosso futuro, acrescentando ainda palavras de gratidão pelo voluntariado e dedicação dos escuteiros em geral, referindo para finalizar que “os escuteiros têm caminho, os escuteiros são o futuro”.

De seguida houve a entrega de lembranças aos presentes que antecedeu o almoço.

Já na abertura oficial que aconteceu na Praça de Santo António e onde se concentraram os milhares de escuteiros que disseram alerta, e estiveram presentes nesta ARAE 2023, tivemos a oportunidade de assistir a um espetáculo de Trial promovido pela “Trial Portugal” e também a uma atuação da Tuna Feminina do IPCA (Barcelos).

A tarde prosseguiu com um jogo de postos que antecedeu a eucaristia de envio presidida pelo assistente regional do CNE, Padre Pedro Sousa, na qual foi apresentado um lenço dos namorados gigante, elaborado pelos agrupamentos presentes que haviam sido desafiados a criar o seu próprio lenço e que aqui nesta atividade foram unidos e transformados num lenço gigante e único.

O dia terminou com um espetáculo musical com música e Djs.

À Junta Regional de Braga, na pessoa da Chefe Catarina agradecemos o convite para estarmos presentes nesta verdadeira festa do escutismo e desejamos que efetivamente este seja um ano de transformar medos em sonhos.

Desejamos a todos, votos de Boa caça….

















Comentários