Projeto TRILOGIA INCLUSIVA

 


Realizou-se no passado dia 04/11 o encerramento do projeto Trilogia Inclusiva, promovido pela plataforma Madre Teresa de Calcutá e Cercigui, com o apoio da FNA e CNE.

Depois da apresentação do projeto “Trilogia Inclusiva” que aconteceu em Julho, este foi durante os últimos meses apresentado em diversas instituições do concelho de Guimarães, passando por escolas, lares, centros de dia, Juntas de Freguesia, Núcleos da FNA e também agrupamentos do CNE.

Ora, com estas apresentações, segundo o responsável do projeto, o Chefe Agostinho, a atividade estava por si “ganha”, já que o envolvimento das pessoas foi de tal ordem, que o alerta pretendido para a inclusão que se pretendia para o dia 4/11, foi sendo alcançado à medida que os contactos foram efetuados.

No que toca ao dia 4 de Novembro, dia em que efetivamente culminou esta atividade, o mesmo começou de forma tímida uma vez que o temporal que se fazia sentir acabou por afastar muitos daqueles que poderiam participar na caminhada agendada para a parte da manhã e que por força das circunstâncias teve mesmo de ser cancelada.

Na parte da tarde, já no Instituto de Design de Guimarães, local que acolheu o evento, tudo foi preparado para a realização da “onda inclusiva” idealizada.

Destacamos desde logo a presença, para além da Direção Regional da FNA, a Dra. Paula Oliveira, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães, do Chefe do Núcleo de Guimarães do CNE, Ernesto Machado, o Presidente da Direção da Cercigui, Dr. Bruno Faria acompanhado da restante Direção, o Presidente da Assembleia Geral da Cercigui, Eng.º Raúl Rocha, para além dos escuteiros especiais que fazem parte da Plataforma Madre Teresa de Calcutá e também uma das atrações da tarde, o cantor Vimaranense Zé Amaro que assim se juntou a esta causa.

Sendo um dos símbolos deste projeto os lenços que cada instituição ou organismo desenvolveu, o início da “onda inclusiva”, fez-se com o içar de uma vela (de um barco) composta por centenas de lenços unidos e algumas faixas que quando agitadas em verdadeiro clima de festa pelo público acabaram por gerar imagens que realmente lembravam as ondas. Estava assim conseguido mais um objetivo e dado o mote para o que vinha a seguir.

Seguiu-se então um pequeno colóquio no qual usaram da palavra a Dra. Paula Oliveira, vereadora da ação social da Câmara Municipal de Guimarães, o Presidente Regional da FNA, Fernando Pereira, o Chefe Ernesto Machado, chefe do Núcleo de Guimarães do CNE e Dr. Bruno Faria, presidente da Cercigui, num momento em que todos expuseram o seu ponto de vista sobre a importância da inclusão social, mas também sobre este tipo de iniciativa.

De seguida o cantor Zé Amaro voltou a subir ao palco e abrilhantou a tarde com a sua atuação, mostrando total solidariedade para com a iniciativa, que contou ainda com uma largada de balões com mensagens criadas pelas instituições que cooperaram com a atividade a favor da inclusão.

De referir ainda que a vela içada e apresentada no IDEGUI foi transportada e colocada no centro do Largo do Toural em Guimarães, no qual foi criada uma estrutura em forma de barca que serve de suporte para a referida vela, e que a mesma ficará em exposição naquele local, sendo esta também mais uma forma de alertar para a inclusão.

À Plataforma Madre Teresa de Calcutá e à Cercigui agradecemos mais uma vez o convite para apoiar na execução deste projeto mostrando-nos sempre disponíveis para auxiliar quando necessário.

A todos os presentes, em especial aos Núcleos da FNA do Concelho de Guimarães, uma palavra de agradecimento, na certeza que o sucesso da iniciativa dependeu também da vossa presença.











 


Comentários