Simulacro LIVEX2023

 


Decorreu de 17 a 19 de novembro o exercício “LIVEX2023 (24h-NON-STOP)”, promovido pela Associação Portuguesa de Busca e Salvamento (APBS) de Vila das Aves.

Neste exercício estiveram envolvidos mais de centena e meia de operacionais entre Bombeiros, Sapadores, Cruz Vermelha, Proteção Civil, Associações de Busca, Resgate e Salvamento, de vários pontos do país e também da vizinha Espanha.

            A Fraternidade de Nuno Álvares, Direção Regional de Braga recebeu o convite da APBS para participar neste exercício com cerca de 10 a 15 elementos para simularem de vítimas, ao que a DR respondeu positivamente e estendeu este convite ao Departamento Nacional de Prevenção e Saúde da FNA, na pessoa do Jorge Carvalho, para eventual participação por parte deste departamento, o que acabou por acontecer.

Participaram como voluntários neste exercício, o José Santos responsável pelo Departamento de Prevenção e Saúde da Região de Braga, com um total de 9 Associados oriundos de 7 Núcleos da Região, mais 2 Associados da Região da Guarda e 3 da Região do Porto, num total de 14 Escuteiros adultos da FNA.

O exercício propriamente dito, decorreu entre as 9 horas do dia 18 até cerca das 12 horas do dia 19, nas instalações de 2 fábricas devolutas, onde as vítimas eram colocadas em diversas situações de catástrofe, desde soterradas, caídas em poços, fechadas em quartos, túneis, etc.

Perante estes cenários era colocada uma equipa de busca, composta por um homem e um cão, que ao descobrirem a vítima solicitavam a equipa para análise da situação, que por sua vez pedia os meios necessários para o resgate e socorro da vítima.

Esta atividade embora bastante desgastante, não pelo esforço, mas pela caraterização e o tempo de espera, foi muito gratificante, deu para perceber o nível de competência das diversas equipas, umas muitíssimas bem preparadas e treinadas, outras menos, mas todas com o mesmo propósito, de treinar, eventualmente melhorar procedimentos, para melhor resposta e prontidão na sua nobre missão de busca, resgate e salvamento. Este simulacro deu-nos a perceção das dificuldades sentidas pelas equipas de resgate e socorro, quando em ação nas missões de socorro real da qual todos dependemos, e para sentir também na pele, um pouco pelo que passam as vítimas.

Foi para a FNA uma aprendizagem enriquecedora e muito interessante, valeu o esforço. O nosso obrigado e o nosso reconhecimento a todas as equipas de qualquer tipo de socorro.

  Bem hajam a todos os participantes no exercício.















Comentários