Tomada de posse da nova Junta de Núcleo do CNE de Guimarães

 


No passado dia 30 de Dezembro, a convite do CNE, Mesa do Conselho de Núcleo de Guimarães, a FNA Direção Regional de Braga esteve presente na Cerimónia de tomada de posse da nova equipa que liderará os destinos do Núcleo de Guimarães do CNE no próximo triénio, que se realizou no pequeno auditório do Palácio Vila Flor, em Guimarães.

A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Mesa do Conselho do Núcleo de Guimarães, Miguel Castro e contou com a presença de grande parte dos Agrupamentos do Núcleo, de diversos convidados, Órgãos do CNE ao nível de Núcleo, Regional e Nacional, de entre os quais destacamos o Chefe Nacional do CNE, Ivo Faria, a Chefe Regional do CNE, Catarina Miranda, o Chefe de Núcleo cessante, Ernesto Machado, para além da presença do Rev. Pe. Samuel, Arcipreste de Guimarães e Vizela, o Rev. Pe. Leonel, Assistente do CNE no Núcleo de Guimarães e também do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Domingos Bragança.

A Cerimónia começou com uma oração dirigida pelo Rev. Pe.  Leonel sob o tema “somos administradores de medos ou empreendedores de sonhos?”, apelando-nos a sonhar e não nos fecharmos nos nossos receios.

De seguida o Chefe Ernesto Machado fez uma retrospetiva dos últimos anos como Chefe de Núcleo, agradecendo a todos quantos o acompanharam e agradecendo a oportunidade que teve de liderar o Núcleo de Guimarães do CNE. Terminou com a cedência simbólica da insígnia de Chefe de Núcleo ao Chefe Alexandre Novais que daqui em diante liderará os destinos do CNE no Núcleo de Guimarães. De destacar ainda a oferta de uma bússola a toda a equipa cessante, por parte do Presidente da Mesa, como símbolo do norte que deve ter o caminho daqui em diante, alertando para o facto de que muito se continua a esperar de todos eles.

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, enalteceu o trabalho da equipa do Chefe Ernesto Machado, alertando os escuteiros para o serviço à sociedade e apelou ao empenho dos mesmos em causas como a solidariedade e o ambiente.

Depois da tomada de posse da nova equipa, todos os presentes foram convidados a renovar a sua promessa. Em seguida, o Chefe Alexandre Novais, dirigindo-se aos presentes, começou por falar das famílias dos que hoje assumem este compromisso, agradecendo o apoio e pedindo compreensão para quando estiverem mais ausentes de casa. Depois falou a todos os escuteiros, desde os lobitos aos dirigentes, e sob o mote “Chama-me que eu vou”, referiu que este é o chamamento para este triénio no Núcleo de Guimarães, alertando que só fazendo o caminho juntos, todos conseguiremos chegar onde queremos, pelo bem das novas gerações, pelo escutismo e por todos nós.

Uma palavra de apreço também para o grupo “Flor de Lis” que, com a sua mais nova geração, abrilhantou esta cerimónia.

 Agradecemos o convite do CNE, Mesa do Conselho do Núcleo de Guimarães, desejando à nova equipa da Junta do Núcleo, liderada pelo chefe Alexandre Novais as maiores felicidades e muito sucesso na Missão que abraçaram. Deixamos uma palavra de gratidão e reconhecimento à equipa cessante na pessoa do Ch. Ernesto Machado, por todo o trabalho que em conjunto construímos.

Bem hajam e votos de Boa Caça.















Comentários