No passado dia 22 de Março a FNA realizou o seu Conselho Nacional Plenário, no Centro Missionário Allamano, no salão do Museu da Consolata, em Fátima, onde para além da Direção Regional de Braga, marcaram presença mais de duas centenas de escuteiros adultos, provenientes de 66 Núcleos das várias Regiões do país.
Com vários assuntos de interesse na Ordem de Trabalhos, dos quais destacamos a aprovação do Relatório e Contas referente ao ano de 2024, para além da proposta de revisão do Regulamento Geral em vigor, sem esquecer a eleição dos órgãos nacionais para o triénio que inicia, mais concretamente no que toca à Mesa do Conselho Nacional e ao Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional.
De destacar desde logo a aprovação por unanimidade do Relatório e Contas referentes ao ano de 2024, num claro sinal de união da associação mas também de confiança em quem dirige os destinos da mesma.
Já no que toca à proposta de revisão do Regulamento Geral, depois de uma apresentação pormenorizada por parte do Presidente Nacional, José Luís Silva, foram as alterações aprovadas pela maioria dos associados presentes.
Ainda referente à ordem de trabalhos proposta, foi realizada a eleição para os órgãos nacionais, quer da Mesa do Conselho Nacional quer para o Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional, tendo as listas únicas apresentadas sido eleitas, sem surpresa, pela maioria dos presentes.
É com enorme satisfação que verificamos que a Região de Braga, continuará representada em ambos os órgãos nacionais, com a Sónia Martins, do Núcleo de São Mateus de Medelo, como secretária na Mesa do Conselho Nacional, e com o Carlos Alberto, do Núcleo de Urgezes, que abraça mais um desafio na FNA, desta feita como vice-presidente do Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional onde terá como Presidente o Manuel Tomás, do Núcleo de São José Operário, Região de Setúbal e como Secretário, André Maciel, do Núcleo de Rebordões, Região do Porto.
Deixamos desde já uma palavra de apreço e agradecimento aos membros cessantes do Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional, todos eles da Região de Braga, após nove anos ao serviço da Associação; Artur Xavier, do Núcleo de Vermoim, Manuel Silva, do Núcleo de Delães e José Lima, do Núcleo de Joane, todos eles agraciados com um diploma de Louvor Nacional, pelo trabalho desenvolvido em prol da FNA.
Ainda antes do final, foram entregues vários outros diplomas de Louvor Nacional, a várias entidades e pessoas, não só da FNA mas também externas, relacionadas com a organização e realização da Atividade Nacional, TODOS por São Nuno, realizada em 2024.
Destacamos ainda a oferta por parte do Sr. Ferreira do Núcleo Nossa Senhora da Aparecida de Balugães, da Região de Braga, um artesão de mão cheia que orgulhosamente esculpiu o símbolo da FNA em madeira, criando um lindíssimo porta bandeiras com o qual quis presentear a Direção Nacional.
O Conselho decorreu de forma ordeira e serena, sendo de destacar a boa afluência dos associados, que desta forma demonstram querer ser parte integrante dos momentos importantes e decisivos da Associação e do caminho que juntos queremos seguir.
Comentários
Enviar um comentário