VI ACAREG FNA REGIÃO DE BRAGA - FAFE 2025


Foi um autêntico turbilhão de emoções aquilo que se passou entre os dias 7 e 10 Junho, no Parque da Cidade em pleno coração de Fafe, onde se reuniam mais de 350 escuteiros adultos da região de Braga da FNA, naquele que foi o VI Acampamento Regional na nossa região.

Sob o tema "Voluntariado com Amor", durante quatro dias, o concelho de Fafe tornou-se a capital do escutismo adulto, numa clara demonstração de vivacidade da FNA, onde não faltou alegria, amizade e acontecimentos espetaculares, que por muito tempo perdurarão na memória de todos os participantes.

Depois de abrir portas logo pela manhã aos participantes, as atividades fora de campo começaram logo no início da tarde, com visitas aos locais mais emblemáticos da cidade de Fafe, tais como arquivo municipal, museu do rally, da imprensa e das migrações, passando pelo jardim do calvário e memorial da estação entre outros, e que finalizou em plena praça da justiça, um local de grande significado para as gentes de Fafe e no qual se assistiu à primeira demonstração de força e entusiasmo da FNA, com a totalidade dos participantes a encontrarem-se na referida praça, e todos em conjunto, a regressarem ao acampamento animando as ruas de Fafe com um colorido e alegria bem característicos dos escuteiros.

A cerimónia de abertura foi sem dúvida um dos pontos altos não só do dia, mas de todo o acampamento, com todos os Núcleos a desfilarem pela avenida principal do campo, um a um, até à arena principal, onde pelas mãos do Presidente Nacional da FNA,  a representante dos Bombeiros Voluntários de Fafe e do Chefe de Núcleo do CNE de Fafe chegaram as bandeiras Nacional, Municipal, e da Região de Braga, com alusões às ligações entre quem as transportava e a FNA. 

Seguiu-se a cerimónia protocolar, onde para além da Direção Regional da FNA, marcaram presença a Direção Nacional da FNA, nas pessoas do seu Presidente, José Luís Silva e do secretário Jorge Carvalho, o Presidente da Mesa dos Conselhos Nacionais, Francisco Pinheiro e Carlos Alberto Cunha, vice-presidente do Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional. Já no que toca a órgãos regionais, nomear também a presença do Presidente do Conselho Fiscal Regional, Francisco Teixeira e do Presidente da Mesa do Conselho Regional, Jorge Fernandes.

Já no que toca a instituições civis, o destaque vai desde logo para a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Dr. Antero Barbosa, acompanhado da vereadora com o pelouro do associativismo, Dra. Paula Nogueira, para além de diversos presidentes das Juntas de Freguesia que davam nome aos subcampos deste ACAREG e nas quais existem Núcleos da FNA em Fafe.

Destaque ainda para a presença do Chefe de Núcleo do CNE de Fafe, Chefe José Bernardino, bem como diversos Chefes de Agrupamentos do CNE de Fafe, e uma referência especial para o nosso assistente espiritual regional, Rev. Pe. Paulo Pereira, uma presença e apoio constante ao longo de todo o acampamento.

Outro destaque nesta cerimónia de abertura, foi a atuação da Academia de Dança Nun'Álvares, para além do acender de uma chama, numa alusão à chama escutista acesa em cada escuteiro adulto e que se manteve acesa ao longo de todo o ACAREG, através de uma tocha transportada pelo Presidente da Direção Regional de Braga, Fernando Pereira e pelo coordenador geral deste ACAREG, Abílio Pascal, que assim declararam aberto o VI acampamento regional da FNA da Região de Braga.

O dia terminou com uma caminhada noturna ao Sto. Ovídio, onde com um verdadeiro espírito de união terminamos o primeiro dia de acampamento em oração.

No dia seguinte as atividades preparadas pela equipa organizadora continuaram, destacando-se desde logo a eucaristia campal celebrada pelo nosso assistente regional, Rev. Pe Paulo Pereira e animada por um coro devidamente preparado para o efeito, do qual fizeram parte associados de diversos Núcleos da FNA. Seguiram-se workshops sobre segurança, artes e habilidades e da cultura fafense. Da parte da tarde nas excelentes e belas instalações do Teatro Cinema, uma fascinante palestra sobre voluntariado internacional, protagonizada pelas duas convidadas especiais, Dra. Paula Nogueira, vereadora da Câmara Municipal de Fafe e Dra. Paula Castro, leiga missionária que nos deixaram o seu testemunho pessoal sobre as temáticas abordadas, nomeadamente associativismo e voluntariado internacional. Na noite do segundo dia, assistimos a uma verdadeira corrida de estafetas com os Núcleos de Fafe a transportarem entre si a chama que acendeu e deu início ao Fogo de Conselho, e que antecedeu um grande momento com o cunho escutista, envolvendo todos os subcampos. 

Já o terceiro dia de acampamento foi marcado por intensa atividade física, começando com uma deslumbrante caminhada até à barragem de Queimadela, com passagem pelo museu hidroelétrico e capela de Santa Rita. Já em Queimadela, muitos tiveram a oportunidade de percorrer os passadiços e efetuar uma visita à ETAR da barragem. A parte da tarde foi marcada por jogos, muita animação e diversão que antecederam mais um momento marcante deste ACAREG, um jantar temático que pretendia recriar uma feira de comércio do Sec. XIX, e que mais uma vez os associados da FNA responderam de forma categórica com os seus trajes a rigor. Um agradecimento especial ao Grupo de Bombos "Amigos da Borga" de Regadas, Associação Cultural e Recreativa de Cepães, com o jogo do Pau, Banda do Faz de Conta e Rancho Folclórico de Fafe, que abrilhantaram ainda mais a festa.

No último dia de acampamento, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a feira do 10 de Junho e logo de seguida, desde a Câmara Municipal de Fafe, a fanfarra da Região de Braga encabeçou o desfile que percorreu as Ruas de Fafe até à igreja nova de São José, onde participamos na eucaristia de ação de graças, celebrada por Sua Exa. Rev. Dom Delfim Gomes, Bispo Auxiliar de Braga, e concelebrada pelo assistente regional Rev. Pe. Paulo Pereira, o Rev. Pe. António, pároco e acipreste do arciprestado de Fafe, acompanhado ainda do Rev. Pe. Vítor,  também ele pároco em Fafe. Nota especial para o coro que abrilhantou esta eucaristia, todo ele também composto por escuteiros da FNA.

Um dos pontos altos da eucaristia foi a cerimónia de compromissos de sete novos escuteiros adultos da FNA que assim, diante do altar de Deus, a comunidade escutista e a comunidade paroquial fizeram a sua promessa.

No final com o desfile a invadir novamente as Ruas de Fafe, todos rumamos ao acampamento, onde se realizou a cerimónia de encerramento, na qual foi tempo de agradecer a todos quantos contribuíram das mais diversas formas para a realização e o sucesso deste acampamento.  

Destaque especial nesta cerimónia para a atuação da Academia de Música José Atalaya, e para a presença de diversos convidados dos órgãos nacionais e regionais da FNA, com a presença das direções regionais do Porto e da Guarda que acederam ao convite e assim se juntaram a nós. 

Ainda nesta cerimónia de encerramento, foi entregue pelos Presidentes da Direção Nacional e Direção Regional de Braga, a mais alta condecoração para entidades externas à FNA, a medalha de amizade ao Município de Fafe, pelo apoio incondicional ao longo de toda a organização deste ACAREG.

Nota ainda para o anúncio do arciprestado que nos receberá a todos  em 2028 para o VII ACAREG da região de Braga, o município de Barcelos, que, para apadrinhar este desafio e em representação do Sr. Presidente da Câmara, Dr. Mário Constantino Lopes, esteve connosco o senhor Eng.º Filipe Pinheiro, que nos deixou palavras de esperança e de encorajamento para prosseguirmos a nossa ação em prol do escutismo e da sociedade que se quer mais humana e mais fraterna.

























Comentários

  1. Olá, muito boa tarde. O engano mantêm-se: a academia do primeiro dia era de dança e não de musica: Academia de Dança Nun'Álvares :). Faltou inserir que no segundo dia tivemos um belíssimo "Fogo de concelho". Mais uma vez, um enorme obrigada a todos quantos trabalharam para este excelente ACAREG!!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário