132.ª PEREGRINAÇÃO ARCIPESTRAL À PENHA

No passado dia 14 de Setembro, a convite do CNE Junta de Núcleo de Guimarães e da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha, a Direção Regional de Braga, esteve presente na 132ª Peregrinação Arciprestal à Penha , este ano sob o lema "Com Maria, Peregrinos de Esperança".

A Grande Peregrinação à Penha é maior manifestação religiosa do concelho de Guimarães, realiza-se no segundo domingo de setembro, desde 1894, embora o culto a Nossa Senhora naquele local remonte ao século XVIII. O andor com a imagem de Nossa Senhora sai da igreja de Nossa Senhora da Oliveira, no Centro Histórico, com fanfarra, escuteiros e representações de todas as paróquias do arciprestado de Guimarães e Vizela, efetuando o percurso de subida à Penha (também conhecida como monte de Santa Catarina) pela freguesia da Costa, sob a organização da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha, presidida por Roriz Mendes.

Este ano a peregrinação foi encabeçada pela fanfarra do CNE, agrupamento n.º 366 de Brito, seguida por várias centenas de escuteiros dos agrupamentos do CNE e dos Núcleos da FNA do Arciprestado de Guimarães e Vizela.

O ponto alto aconteceu com a celebração da eucaristia, este ano presidida pelo Exmo. Cónego Rev. José Paulo Abreu, que na sua homilia, sublinhou a importância da Penha como lugar privilegiado de encontro com Deus e Maria, chamando os fieis a viverem a fé de forma autêntica, comprometida e solidária. 











Comentários