Jornadas 2011







A nossa Região esteve presente em grande número nas Jornadas 2011, realizadas no passado dia 22 , no Seminário de Santa Joana em Aveiro.


Os associados de Braga foram divididos pelos 4 painéis de discussão, em que os 4 temas principais (Mística e Vida Escutista, Cidadania e Serviço Voluntário. Ambiente, Natureza e Ecologia e Animação da Fé) foram tratados com detalhe e a possível participação de todos.


A nossa Região teve a seu cargo a preparação do Painel A, Mistica e Vida escutista. Procurou-se explicar porque é que os associados da FNA são portadores da Mística escutista, que tipo de atividades fazemos e o que podemos fazer mais para sermos melhores escutreiros Adultos. A apresentação formal (fardamento) dos associados da FNA foi também muito discutido. O tema mais polémico foi a hipótese de abertura da FNA a pessoas que não tendo sido escuteiros por várias razões, são elementos que estão próximos dos Núcleos e que na prática trabalham como qualquer associado de pleno direito, partilhando os mesmos valores e espírito.


Foi assim um painel muito participado, com respeito entre todos e em que todas as opiniões foram válidas, com intevenções de grande nível, demonstrando que a FNA está em franco progresso e que possui todas as capacidades para uma evolução sustentada em prol do Escutismo Adulto.

Comentários