CONSELHO REGIONAL ELETIVO




No passado dia 29 de Fevereiro, realizou-se nas instalações na Universidade Católica Portuguesa, em Braga, o Conselho Regional eletivo da Região de Braga.
Após a abertura do Conselho com uma oração/reflexão orientada pelo nosso Assistente Regional, Rev. Pe. Eduardo Duque, foi apresentado e posto à votação o relatório e contas da Direção Regional relativo ao ano civil de 2019, aprovado por unanimidade e aclamação. Seguiu-se a eleição para os três órgãos Regionais, que se apresentaram a sufrágio. Após a eleição e a contagem dos votos procedeu-se à tomada de posse. Este terá sido certamente o Conselho Regional mais participado de sempre, com 247 conselheiros votantes em representação de 47 Núcleos. A tomada de posse foi testemunhada por todos incluindo diversos convidados que nos deram a honra da sua presença. Para além do nosso Assistente Regional, Rev. Pe. Eduardo Duque, da Direção Regional, da Mesa do Conselho Regional e do Conselho Fiscal Regional, esteve presente o Ch. António Barbosa em representação do CNE Junta Regional de Braga, o Ch. Ernesto Machado, Ch. do CNE Núcleo de Guimarães, a Ch. Alexandra Gonçalves, Ch. do CNE Junta de Núcleo de Braga, a Ch. Graciela Ribeiro, em representação do CNE Agrupamento 322 de Urgezes, o Presidente da Direção Nacional, Domingos Leal do Paço e o Luis Abreu Secretário Nacional para a Formação, a Manuela Pereira em representação da FNA Direção Regional do Porto, o Nuno Pais, Presidente da FNA Direção Regional de Lisboa, a FNA Direção Regional da Guarda, presidida pelo Pedro Coelho e os ex-presidentes da Direção Regional de Braga, o Artur Xavier, o Campos de Sousa e o José Luis.
Foram atribuídas, por iniciativa da Direção Regional de Braga, várias medalhas de reconhecimento a vários associados, pela dedicação, pelo sentido de serviço e pelo exemplo em que se tornaram. Destacamos o reconhecimento ao Paulino Costa e à Ana Lacá, que cessaram funções como Presidente e Secretária, respetivamente, da Mesa do Conselho Regional. Por iniciativa da Direção Nacional, foi ainda agraciado o Luis Abreu, pelo espírito de serviço demonstrado ao longo dos anos e a Direção Regional de Braga, através da atribuição de um Louvor Nacional, pelo trabalho, exemplo de dinamismo e seriedade com que têm gerido e dirigido a Região de Braga. Pela mão do Ch. Ernesto Machado, foi entregue um Louvor de Núcleo, atribuído pelo CNE Junta de Núcleo de Guimarães, à FNA Direção Regional de Braga, dirigido essencialmente aos Núcleos da FNA do Arciprestado de Guimarães e Vizela, pelo trabalho desenvolvido em parceria com a estrutura do CNE desta área geográfica que se tem traduzido numa importante parceria de sucesso e de exemplo em prol do movimento escutista.
O dia encerrou com uma Eucaristia celebrada na lindíssima Capela Imaculada do Seminário Nossa Senhora da Conceição, em Braga, presidida por Sua Excelência Reverendíssima D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, concelebrada pelo nosso Assistente Regional e animada por um grupo coral constituído por escuteiros adultos de vários Núcleos, sob a orientação do Jorge Abreu, da FNA Núcleo de Polvoreira. Durante a Eucaristia e perante Deus, a família escutista e o nosso Pastor Diocesano, realizaram o seu compromisso de posse, todos os órgãos eleitos e respetivos departamentos e serviços nomeados.
Um dia de alegria, amizade, emoções, fraternidade e muito espírito escutista.
Uma palavra de agradecimento a quantos tornaram possível este dia, com o seu trabalho e com a sua presença e votos dos maiores sucessos para todos aqueles que a partir de agora iniciam um novo caminho de responsabilidade.


















Comentários