Conselho Regional

 



No passado dia 26 de Fevereiro realizou-se em Braga, no salão Paroquial de Fraião o Conselho Regional de Braga com a participação de 169 conselheiros em representação de 39 Núcleos. O relatório de atividades e a apresentação de contas relativos ao ano civil 2021 foram aprovados por unanimidade. Foram ainda tratados vários assuntos de interesse para a Região com destaque para a apresentação pública do Hino oficial e do vídeo promocional do ACAREG – FNA Braga2022. Um dos momentos altos foi a homenagem que a Direção Regional decidiu fazer à D. Conceição, em nome de toda a Região de Braga, atribuindo o seu nome ao Fundo de boa ação Regional. A Região de Braga tem disponível um fundo de boa ação Regional, que foi criado na presidência do Artur Xavier algures pelos anos oitenta e noventa, que tinha e tem como propósito angariar fundos através de donativos dos núcleos para um género de “mealheiro gigante”. Esse fundo fica disponível para qualquer Núcleo se poder candidatar a uma determinada verba para um fim exclusivamente solidário. Ao longo destes anos foram angariados donativos mas o uso foi muitíssimo reduzido. Quisemos, através desta merecida e justa homenagem, reconhecer na D. Conceição um verdadeiro exemplo de solidariedade e preocupação com o próximo, com os frágeis e com os mais desfavorecidos. Sentimos que desta forma estamos a dar uma nova vida ao “Fundo de boa ação Regional” que a partir de agora terá o nome da D. Conceição. Desafiamos todos os Núcleos a seguirem este exemplo verdadeiramente inspirador e colocar em prática ações concretas de serviço solidário aos outros, podendo contar com o apoio do “Fundo de boa ação Regional D. Conceição”. Para isso basta que apresentem à Direção Regional um projeto e que se candidatem à atribuição de uma verba. Neste ano 2022, em que vivemos como tema anual a “Mística do serviço” e em que somos desafiados a desenvolver ações práticas de serviço aos outros, nomeadamente à população idosa, combatendo a solidão, o abandono e as desigualdades, faz todo o sentido que nos inspiremos na D. Conceição, símbolo de generosidade, e a tomemos como modelo a seguir.

No final do Conselho Regional, realizamos uma visita ao CEF – Campo Escola de Fraião, local que vai acolher o nosso Acampamento Regional.

Para além dos três Órgãos Regionais esteve presente a Ch. Isabel, Ch. do CNE Agrupamento 500 de Fraião e a família da D. Conceição, representada pelo Marido, o nosso Sr. Oliveira e as três filhas.











Comentários