R’GRABA2022

 


No passado dia 28 de Maio decorreu no Centro de Convívio de Revelhe, em Revelhe, Fafe, o R’GRABA2022, subordinado ao tema “Ser Igreja Sinodal”.

A tarde começou com a jornada de valorização “Ser Igreja sinodal” moderada pelo José Luis Silva, Secretário Nacional da FNA para a expansão e área internacional, tendo como oradores convidados o nosso Assistente Regional, Rev. Cónego Eduardo Duque e o Dr. Pompeu Martins, deputado na Assembleia da Republica. Através da abordagem deste tema e das intervenções dos oradores convidados, foi possível perceber a importância da Igreja ao longo dos anos e a sua influência no enriquecimento arquitetónico, cultural, musical, literário e humano dos povos e das nações. Porém, a evolução obriga-nos a mudanças e este processo sinodal desafia, crentes e não crentes a manifestarem a sua opinião no sentido das mudanças que gostariam de ver realizadas na Igreja católica. Estamos efetivamente perante um momento histórico, no qual a Igreja demonstrou uma grande coragem em desafiar todos a poderem ser ouvidos.

A tarde terminou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo nosso Assistente Regional, num importante momento de reflexão e aprofundamento da vivência da nossa fé.

Para além da Direção Regional, esteve presente o Rev. Pe. José Carlos, Pároco e Assistente do Escutismo em Revelhe, a Drª. Palmira Dias, vereadora da Câmara Municipal de Fafe, o Sr. Joaquim Matos, Presidente da Junta de Freguesia de Revelhe, o CNE Agrupamento 298 de Revelhe, o António Cardoso, Vice-presidente da Direção Nacional da FNA, o Artur Xavier, Presidente do Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional, o Jorge Fernandes, Presidente da Mesa do Conselho Regional, o Francisco Teixeira, Vice-presidente do Conselho Fiscal Regional e uma boa parte da FNA Região de Braga.

Agradecemos à FNA Núcleo de Sta. Eulália de Revelhe, na pessoa da Presidente de Núcleo, Maria José, o empenho e trabalho de todos, para que nada nos faltasse. Foi realmente um dia como pretendíamos, “de nós para nós”.

O testemunho foi passado e o R’GRABA2023 será acolhido pela FNA Núcleo de Joane, Concelho de V.N. Famalicão.














Comentários