VII ACANAC FNA – 10 ANOS DEPOIS – REGRESSO AO FUTURO

 


Há 10 anos viviam-se em Guimarães tempos maravilhosos. A cidade era Capital Europeia da Cultura e toda ela fervilhava de atividade, alegria e festa. Esse espírito transmitiu-se à montanha da Penha onde os escuteiros adultos da FNA  realizaram o seu VII Acampamento Nacional. Esta foi também uma atividade maravilhosa, que marcou a vida dos que nela participaram, mas acima de todos, os que nela trabalharam, organizaram e a realizaram. Foi por sentir isso, que a Região de Braga decidiu celebrar o 10º aniversário do evento, com um acampamento no mesmo local, o PCEG-Penha Centro Escutista de Guimarães, no fim de semana de 23 e 24 de Julho. O lema escolhido foi "VII ACANAC 2012 - 10 anos depois. Regresso ao futuro", e quis realçar que este Acampamento estabeleceu um novo patamar de qualidade nas atividades da FNA, que projetou a nossa associação para novos desafios e a colocou num rumo novo. Muitos dos que nela trabalharam assumiram nos anos seguintes responsabilidades de direção a nível nacional, regional ou de Núcleo, mas também na sociedade civil, quer a nível autárquico, quer a nível associativo. Assim, ao regressarmos à Penha, recordamos o futuro brilhante que a FNA teve a partir daí.

 

Este foi essencialmente um acampamento de festa e convívio, e cerca de uma centena de escuteiros da FNA e familiares juntaram-se neste Campo de Excelência, onde encontraram escuteiros de outras associações, nomeadamente do CNE, da AEP mas também escuteiros das Canárias e da Irlanda. A Junta de Núcleo de Guimarães do CNE mostrou mais uma vez a consideração e amizade que sente pela FNA, reservando para nós o maior dos campos, e juntando na nossa pequena e singela cerimónia de abertura, a Direção do Campo e representantes de todos os escuteiros presentes, que hastearam as suas bandeiras em conjunto com as nossas. Além disso, entregaram-nos a animação do Fogo de Conselho, que tínhamos previsto fosse só para nós, mas juntou todos os escuteiros presentes no PCEG, tendo-se tornado um maravilhoso momento de festa internacional, ao estilo de Kandersteg, e um enorme sucesso.

 

Na manhã de Domingo, celebramos uma Eucaristia de Ação de Graças na igreja da Penha, presidida pelo ex-Assistente Regional, Rev. Padre Miguel Ângelo Gomes, e brilhantemente animada por um coro nosso, dirigido pelo Jorge Abreu, e onde lembramos e pedimos ao Divino Chefe que guarde junto de si todos aqueles que participaram e trabalharam na organização do VII ACANAC e já partiram para o Eterno Acampamento. No final, outra vez no Campo, voltamos a plantar uma árvore, substituindo a que há 10 anos oferecemos ao PCEG e entretanto secou.

 

Além dos acampados, ao longo do fim-de-semana muitas dezenas de associados passaram pelo Campo ou pela Eucaristia. Destacamos a presença do vereador Dr. Nelson Felgueiras, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, que é nosso associado e há 10 anos esteve connosco, do Jorge Caria que era na altura Presidente Nacional, bem como o António Fontinha, que era o Secretário Internacional, dos elementos da Direção Regional que em 2009 aceitou o desafio de trazer o ACANAC para a Região de Braga, Campos de Sousa, José Augusto e José Vilela, os membros da atual Direção Nacional, o Vice-Presidente António Cardoso e os Secretários Filipe Relvão e José Luis, e toda a Direção Regional. Mas, o destaque vai para muitos dos que foram os Guias de sub-campo e dos Fuzileiros do ACANAC, que na altura deram o melhor de si e agora quiseram voltar a estar juntos.

 

Terminamos todos a entoar o hino do ACANAC, que no coro dizia:

"Sobe à Montanha escuteiro, vem falar com Deus a sós,

Diz-lhe que és da FNA, irmão de todos nós,

Que nos trilhos da Cultura circule a nossa fragrância,

A Fraternidade é ternura, que se difunde à distância."




























Comentários