TRIPÉ 2022


Nos passados dia 24 e 25 de Setembro, decorreu no PCEG – Penha Centro Escutista de Guimarães a 1ª edição da “TRIPÉ”. Esta é uma atividade de âmbito Nacional, promovida pelo PCEG e totalmente direcionada aos escuteiros da FNA. Contou com 150 participantes, 30 Núcleos oriundos de 8 Regiões; Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Guarda.

A parte da manhã do dia 24 foi destinada à montagem de campo, à envolvência dos Núcleo com o seu subcampo, à cerimónia de abertura da atividade e à apresentação do Toten da “TRIPÉ”, que permanecerá no PCEG e no qual serão identificados os vencedores de cada edição. A parte da tarde contou com uma descida de teleférico ao centro de Guimarães para um jogo de cidade. À noite tivemos a festa de campo e a Eucaristia, presidida pelo Rev. Pe. Leonel, Assistente do CNE Núcleo de Guimarães, ambas fora de campo no meio da montanha da Penha, apenas com a lua, as estrelas e a luz, das velas e das lanternas. Um momento de fortalecimento da fé e de interiorização da importância da simplicidade. Afinal para sermos felizes não precisamos de muito.

Os mais duros, realizaram um raid noturno que ligou a “TRIPÉ” ao caminho de santiago, mais propriamente ao caminho de Torres que atravessa Guimarães. Fizemos um pequeno percurso e ficamos a conhecer o miradouro do baloiço dedicado ao referido caminho.

A manhã começou com a oração da manhã e com uma sessão de ginástica matinal. Após o pequeno-almoço foi tempo de conhecer melhor os cantos e encantos da Penha com a realização de um jogo por postos, onde, entre outras coisas foram testados os conhecimentos escutistas dos participantes. No regresso ao PCEG, esperava-nos o Baden Powell acompanhado pela sua esposa, Olave Baden Powell. Uma caracterização muito próxima da realidade, protagonizada pelo António Oliveira e pela sua filha, Anita Oliveira.

Na cerimónia de encerramento, ouviram-se palavras de alegria, entusiasmo e felicitações pelo trabalho realizado pela equipa organizadora da “TRIPÉ”, liderada pela Ch. Graciela Ribeiro. Para além do STAFF de campo e equipa organizadora, composta por escuteiros do CNE e FNA, esteve presente o Ch. Ernesto Machado, Ch. do CNE Junta de Núcleo de Guimarães e o José Luis, em representação da FNA Direção Nacional. Conquistou o 1º lugar o subacampo “TRIBO HIMBA” composta pelos Núcleos de Terroso, S. Dâmaso e S. pedro de Bairro da Região de Braga e o Núcleo da Covilhã da Região da Guarda.

Parabéns ao PCEG pela iniciativa, à equipa organizadora pela organização e pelos momentos de puro escutismo que proporcionou e parabéns aos participantes pelo envolvimento, pela partilha e pela alegria contagiante que trouxeram e dividiram.

Até à 2ª edição…























 

Comentários