Colóquio Nacional “A Mística da FNA”

 


Realizou-se em Vizela nos passados dias 19 e 20 de Novembro, o colóquio Nacional “ A Mística da FNA”. Numa organização a cargo da Direção Regional de Braga com o apoio da Direção Nacional, esta atividade contou com a presença de cerca de 400 escuteiros, em representação de 66 Núcleos, oriundos de 12 Regiões.

A atividade desenvolveu-se entre a Escola secundária de Vizela, local onde estavam acantonados os escuteiros e onde foram confecionadas e servidas as refeições, e a Casa do Park, onde decorreram os trabalhos e foi celebrada a Eucaristia de encerramento.

A manhã de sábado destinou-se à receção, ao acolhimentos dos participantes e à cerimónia protocolar de abertura. Da parte da tarde foram apresentados 3 painéis por 3 oradores convidados; A “Mística do Compromisso”, apresentado pelo Rev. Cónego Eduardo Duque, Assistente Regional da FNA Região de Braga, que de forma clara e esclarecedora, através do resultado de vários estudos, nos mostrou a importância do compromisso constante connosco próprios, com a FNA, com a Igreja e com a sociedade, sob pena de não termos tempo para usarmos o nosso tempo. A “ Mística da Ação”, apresentado pela Ana Pinho, gestora e voluntária, um olhar de alguém externo à nossa Associação em que, através de um excelente exemplo pessoal, nos demonstrou como é importante desenvolvermos ações práticas de ajuda ao próximo sem nunca ficarmos apenas pelas intenções. Finalmente a “Mística do Serviço” apresentada pelo Ch. Joaquim Freitas, dirigente da nossa Associação mãe, o CNE, em que numa apresentação descontraída e envolvida num verdadeiro espírito escutista nos chamou à atenção para excelência do serviço, reforçando aquela que efetivamente é a nossa missão principal; SERVIR. O nosso Assistente Nacional, Rev. Pe. Joaquim da Nazaré, encerrou os trabalhos com a apresentação de um resumo das várias dimensões da mística, deixando pistas no caminho que nos levará à verdadeira mística da FNA. A tarde ficaria também marcada pela apresentação, ainda que resumida, por parte do Pedro Coelho, Presidente da Direção Regional da Guarda, daquilo que poderá ser o décimo ACANAC da FNA, que se realizará na Região da Guarda em 2023.

Após o jantar, na escola secundária, decorreu uma mostra de sabores e saberes, em que os diversos Núcleos expuseram um pouco daquilo que são os sabores e os saberes das suas regiões. Foi uma noite muito interessante, em que todos fizeram uma viagem pelo nosso País, e ficaram a conhecer as iguarias gastronómicas, a cultura, a história e os costumes de diversas regiões, acompanhados pela animação do Grupo de cavaquinhos da Casa do povo de Vizela.

No domingo de manhã, após uma breve visita e passeio por Vizela, celebramos a Eucaristia de encerramento, presidida pelo Assistente Nacional da FNA Rev. Pe. Joaquim da Nazaré e excelentemente animada por um grupo coral constituído por diversos escuteiros de vários Núcleos da FNA da Região de Braga, orientados pelo Jorge Abreu, da FNA Núcleo de Polvoreira. Para além da Direção Regional de Braga, da Direção Nacional e dos diversos órgãos Regionais e Nacionais, esteve presente o Dr. Vitor Hugo Salgado, Presidente da Câmara Municipal de Vizela, acompanhado por toda a Vereação, o Rev. Pe. Samuel Vilas Boas, Arcipreste de Guimarães e Vizela, o Ch. Paulo Pinto, Ch. Nacional Adjunto do CNE, o Ch. Alexandre Novais, Ch. Regional Adjunto do CNE Região de Braga, o Ch. Ernesto Machado, Ch. do CNE Junta de Núcleo de Guimarães, a Ana Rodrigues, Vice-presidente do Comité Mundial da ISGF e representantes da Fraternal do AEP e da Associação das Antigas Guias.

No final da Eucaristia, a FNA concedeu à Câmara Municipal de Vizela o mais alto reconhecimento a organismos externos à nossa Associação, a medalha da amizade. Foi entregue pelo Presidente da Direção Nacional, Domingos Leal do Paço, ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dr. Vitor Hugo Salgado. Este reconhecimento, destaca o exemplo do Município do âmbito da cidadania ativa e a constante colaboração concedida ao associativismo, nomeadamente à FNA.

Foi sem sombra de dúvida uma grande atividade que contribuiu para a afirmação da FNA e do projeto que apresenta como proposta para todos aqueles que comungam do ideal escutista e não se encontram no ativo no CNE, para um enriquecimento pessoal e coletivo e para a definição de novos objetivos no horizonte.

Durante a atividade realizamos duas boas ações coletivas; uma através da entrega de géneros alimentares por parte dos participantes a favor da Cáritas Arquidiocesana de Braga e outra através da entrega do excedente alimentar à REFOOD, núcleo de Guimarães.

Não poderíamos deixar de agradecer á Direção Nacional pela escolha da Região de Braga para realizar este importante colóquio, à Câmara Municipal de Vizela, por todo o apoio concedido, à Escola Secundária de Vizela e à Casa do Park, pela cedência de instalações, a todos os organismo, empreses e parceiros que generosamente colaboraram connosco e a todos que fizeram parte da equipa organizadora.























Comentários