Festa do Centenário do CNE

 


A FNA Região de Braga, comemorou plenamente o centenário do CNE, a quem carinhosamente tratamos por Mãe. Sim, Mãe, porque foi o CNE que concebeu e fez nascer a FNA, e não terá sido obra do acaso, tudo acontece no mês que é dedicado a Maria, o mês que é dedicado à Mãe.

O CNE nasceu a 27 de maio de 1923, e apenas trinta e dois anos mais tarde nasce a FNA, desta jovem Mãe, a 27 de maio de 1955.

Foi um privilégio comemorar em conjunto este centenário, com uma moldura escutista composta por mais de 23000 escuteiros,  participando ativamente nas celebrações da Festa do Centenário em Braga, e principalmente dando o nosso contributo para a Festa, colaborando voluntariamente nos variados serviços para onde fomos destacados, com escuteiros da FNA oriundos de várias Regiões do País.

Além dos associados que foram percorrendo os percursos e locais de interesse propostos pela organização da Festa do Centenário através do Passaporte Intergaláctico, presenciando os vários grupos organizados de Escuteiros em atividade espalhados por grande parte da cidade de Braga. Participamos na Sé de Braga na merecida cerimónia de homenagem ao fundador do escutismo católico em Portugal, D. Manuel Vieira de Matos, também aí se agradeceu e de certa forma se homenageou grandes nomes dos primeiros tempos do CNE, bem como todos aqueles Dirigentes que exerceram funções de Chefe Nacional do CNE, até aos dias de hoje, início do segundo centenário.

A inauguração do monumento do Centenário foi mais um bonito momento, revestido de grande simbolismo e importância, um monumento que pode ser visto por todos, e todos os dias, em qualquer hora, porque se encontra num espaço público aberto e à vista de quem passar por aquelas ruas. Depois, já na Sede da Junta Regional do CNE, a inauguração da Sala da Fundação, ou Sala Museu, onde se encontra patente parte da história documental do CNE, tanto escrita como material. Ficou o desafio de quem tiver conhecimento ou possuir qualquer peça ou documento que possa ser um valor acrescentado, e possa enriquecer o espólio existente e o queira oferecer, certamente que todos agradecem.

A eucaristia, com todo o seu valor espiritual, presidida pelo nosso Arcebispo, Exª Revª  D. José Cordeiro, com tão numerosa participação de Escuteiros, foi sem dúvida o ponto alto das celebrações.

O dia não terminou sem que se fizesse festa, o grande Fogo de Conselho, animado por vários Escuteiros e participado por milhares de participantes, que nem a chuva nos fez parar.

 Foi sem dúvida uma Grande Festa.

Parabéns ao CNE pelos 100 anos de serviço em prol dos jovens e da sociedade. Parabéns à FNA, pelos 68 anos a caminhar ao lado do CNE e da comunidade, contribuindo para um mundo melhor.





















Comentários