Abertura das comemorações do centenário do escutismo em Barcelos

 


No passado dia 27 de Janeiro, a convite do CNE Junta de Núcleo de Barcelos, a FNA Direção Regional de Braga esteve presente na Cerimónia de lançamento das comemorações do centenário do escutismo em Barcelos, que decorreu no auditório da Casa da Juventude em Barcelos.

Na cerimónia marcaram presença para além da Direção Regional, o Chefe de Núcleo de Barcelos, Chefe Tiago Costa, o Assessor da educação e juventude da câmara municipal de Barcelos, Dr. Paulo Alves, o Tesoureiro da União de Freguesias de Barcelos, Vila Frescainha S. Martinho e S. Pedro e Vila Boa, o Assistente do Núcleo de Barcelos do CNE, Rev. Pe. Vitor Duarte, para além dos representantes dos diversos Agrupamentos do CNE e também dos Núcleos da FNA do concelho de Barcelos.

Ao iniciar a Cerimónia a Chefe Ana Félix fez as honras da casa, agradecendo a presença de todos e mencionando o Chefe Nacional do CNE, Ivo Faria e a Chefe Regional do CNE da Região de Braga, Catarina Miranda, que por motivos de força maior não puderam marcar presença, mas , fizeram chegar uma mensagem de vídeo que foi transmitida para os presentes.

Num olhar sobre o que esperam deste centenário, foram apontados dois pontos altos, desde logo o ACANUC que decorrerá no mês de Agosto, mas também a festa de encerramento do centenário que acontecerá em Janeiro de 2025.

Foram apresentadas as insígnias do centenário e ACANUC, que curiosamente se completam uma à outra, mostrando a ligação entre ambos, e tendo como tema central, São Jorge e o dragão.

O chefe do Núcleo de Barcelos do CNE, Tiago Costa, falou da importância de todos os que passaram pelo CNE ao longo destes anos, lembrando a grandeza de um movimento que atravessou já duas guerras mundiais e duas pandemias, não esquecendo de agradecer aos chefes de agrupamento pelo trabalho e dedicação, uma vez que é nos agrupamentos que tudo começa, lembrando ainda a importância que o ACANUC terá em ano de centésimo aniversário.

A cerimónia terminou com uma pequena oração conduzida pelo Rev. Pe. Vitor Duarte, que também ele se congratulou com a força do movimento escutista.

Mais uma vez agradecemos o convite do CNE Junta de Núcleo de Bacelos, desejando-lhes uma boa caça ao longo destas comemorações do seu centésimo aniversário, mostrando-se desde já, a FNA, disponível para colaborar.








 


Comentários